Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Amanda Grecco




  1. São Paulo possui mais de 300 rios por baixo de sua urbanização desordenada. Proponho uma pauta para repensar o viés em que olhamos para cidade e como se dá a utilização do espaço urbano.

  1. O espaço público de São Paulo é mal utilizado. A cidade não suporta períodos de chuva, arcando com prejuízos irreparáveis. Não ouvimos falar de outros rios, a não ser o Tiete, Pinheiros ou qualquer outro que já esteja altamente poluído. O mau cheiro, trânsito e enchentes já são partes do cotidiano do paulista.


  1. Tenho curiosidade em saber a opinião de urbanistas, geógrafos e arquitetos sobre a relação de uso que o paulista estabeleceu com a cidade e como um redescobrimento do local onde vive poderia alterar esse modo de viver em São Paulo, melhorando a qualidade de vida dos habitantes.

  1. Deixando a utopia e projetos que custariam uma fortuna de lado, qual caminho deve ser tomado para que São Paulo seja melhor aproveitada?


  1. Urbanistas, arquitetos, geógrafos e pessoas engajadas em projetos que se preocupem com A qualidade de vida do morador da cidade grande.

  1. A proposta visa promover a exploração da cidade que o habitante imagina que já conhece. Desse modo, a natureza de uma cidade cinza e mal urbanizada seria redescoberta. A consequência da matéria seria a reflexão sobre o que se esconde por trás
    dos grandes asfaltos e canalizações da cidade, propondo caminhos para a melhora.
  2. A relação do paulista com a cidade de São Paulo.

  1. Urbanismo.
  2. A reportagem intenciona sensibilizar os leitores sobre o uso que estabeleceram do locam onde vive e como essa relação poderia mudar para beneficiar ambos.

  1. João Whitaker: Economista e Mestre em Ciência Políticas
José Bueno: Arquiteto e Urbanista graduado pela FAUUSP
Integrantes do Projeto Rios e Ruas

  1. Paulistas que tem como preocupação a conservação da cidade e pensam em alternativas para a melhora.

  1. Quais os maiores problemas urbanos, soluções viáveis para as questões e formas de sensibilizar o cidadão para repensar suas atitudes de maus tratos à cidade.
Amanda Grecco – 2º JoA

2 comentários:

  1. POr acaso vim parar aqui, por acaso uma dica para sua reportagem: http://pt.gravatar.com/rioseruas#photo-0

    ResponderExcluir
  2. Amanda, sensacional a pauta (tipicamente interpretativa, com ênfase no debate/prospecção de ideias e soluções). Espero que esteja correndo tudo bem. Qq.dúvida, me contate.

    ResponderExcluir