Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Ana Carolina Silva


       Quero propor a seguinte reportagem temática:
A escolha de ídolos durante a adolescência e a influência que eles exercem sobre esse período de formação da personalidade dos jovens.

2.       Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
Ao deixarem a infância para trás, muitos pré-adolescentes adotam ídolos como figuras de referência (cujas opiniões passam a ser mais ou tão significativas quanto as da própria família). Admirar celebridades e tomá-las como exemplo de conduta é uma prática muito comum na juventude.

3.       O que eu tenho muita curiosidade de saber?
A minha curiosidade é de mensurar o quanto os ídolos são capazes de modificar opiniões previamente formadas por seus fãs, em alguns casos levando-os a discordarem dos pensamentos de suas famílias.

4.       Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Qual é a importância dos ídolos e o quanto eles refletem na personalidade e imagem de um jovem?

5.       Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la?
Analisar e acompanhar um fandom (abreviação de Fan Kingdom, expressão em inglês que se refere a conjuntos de fãs que se manifestam especificamente em redes sociais), fã-clubes, psicólogos, depoimentos de adolescentes no cenário atual e de adultos que tenham passado pela experiência de ter um ídolo.

6.       O que acho que há de especial nesta minha proposta?
A grande maioria dos jovens vivencia o assunto dessa pauta. Seja com o envolvimento direto, ou através do convívio com amigos que passam por isso. Acho fascinante que a juventude se espelhe em seus ídolos, que por sua vez dependem dos fãs. Esse fenômeno constitui uma relação de mão-dupla entre os envolvidos, uma troca.

7.        Qual o foco?
A construção de ídolos na adolescência.

8.        Qual o tema?
Comportamento/Juventude.

9.        Qual o viés?
A reportagem buscará explicar a importância e os aspectos positivos da escolha de ídolos e possíveis consequências negativas causadas pelo exagero e excesso de idolatria.

10.   Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Membros de fã-clubes, especialistas da psicologia, adolescentes e adultos (principalmente os que já se envolveram como fãs, mas também devem ser ouvidas as opiniões dos que apenas enxergam esse universo de fora).

11.   Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)?
As fontes que contribuírem com suas experiências relacionadas ao assunto da pauta.

12.   O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Preciso consultar publicações de profissionais que estudem o comportamento de jovens, analisar os depoimentos dos colaboradores e destacar os pontos positivos e negativos das histórias de idolatria levantadas pela reportagem.

Um comentário:

  1. Ana, sua pauta é muito instigante. Esse assunto é importantíssimo. Quem são os seus heróis? Eis uma pergunta que tenho feito frequentemente a jovens. Também ando estudando um pouco do fenômeno do "culto às celebridades". Admiro muitas pessoas neste mundo, mas sou um homem sem ídolos. Não idolatro de forma alguma. Um ponto de vista como esse pode ser útil à sua reportagem (não dito por mim, claro). A sua pergunta-chave está ótima. Pequeno ajuste: o tema é Cultura; o viés é Mitologia; o foco é "a construção de ídolos na adolescência". Avante!!

    ResponderExcluir