Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Beatriz Coppi



Sexagenário de “A Princesa e o Plebeu”
Entretenimento/Cultura/Cinema/Anos 1950

Quero propor uma pauta temática sobre os 60 anos do lançamento do filme “A Princesa e o Plebeu” e estou propondo-a por este ser um grande clássico do cinema, devido ao protagonismo de Audrey Hepburn (que ganhou o segundo Oscar de sua carreira como melhor atriz por esse filme) e por ter ganhado, além de outras seis indicações, três Oscars.

Acho uma reportagem interessante, por causa da curiosidade que geralmente cerca os filmes clássicos; sobre bastidores, possíveis trocas de atores que aconteceram no decorrer da produção do longa (por exemplo, será que o papel da princesa não havia sido proposto a ninguém antes de Audrey Hepburn?), algum romance que possa ter acontecido entre atores, diretores, produtores, entre outros, no decorrer do filme, entre várias outras curiosidades que não são tão usualmente abordadas quando são trabalhados em pauta filmes mais antigos.

Assim, há na pauta um viés investigativo, pois ela busca resgatar acontecimentos dos quais não se ouve mais falar, provavelmente não se ouviu nem na respectiva época.
Apesar da estrutura parecer que a reportagem possuirá um tom de fofoca, não irá. A ideia é satisfazer as curiosidades por trás do filme e que interferiram no processo de produção, de forma que os atuais admiradores entendam com mais profundidade o que fez com que “A Princesa e o Plebeu” ainda faça muito sucesso. Qual foi a fórmula?

As principais fontes são os jornais da época (década de 1950), tanto os de lá (pois provavelmente terão mais notícias sobre a produção do filme do que os jornais brasileiros) e os jornais daqui para que seja analisada como foi a recepção do longa no Brasil.

No que se diz aos personagens, seria interessante buscar pessoas da mais idade que viram “A Princesa e o Plebeu” no cinema, podendo perguntar a elas se, já na época, acreditava-se no grande sucesso que o filme se tornaria, ou ainda o que pensam sobre a qualidade das produções cinematográficas desde então. Caiu? Manteve-se? Aumentou?

BEATRIZ COPPI – 2º JOA

Um comentário:

  1. Ok, mas você precisa ouvir pessoas (uma duas ou três, não mais). Talvez críticos de cinema. Pra não resultar naquelas "matérias baseadas somente em arquivos". Jornalismo é conversa (ops, isso não foi um trocadilho...rs...). Avante!

    ResponderExcluir