Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Beatriz Pires



1. Quero propor a seguinte reportagem temática:
Quero falar sobre os “homens-seta” que ocupam as ruas da cidade de Sorocaba nos finais de semana. Eles carregam e balançam setas indicando novos empreendimentos imobiliários.

2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
Percebi que em Sorocaba, devido ao grande boom imobiliário causado por novas indústrias, o número de empreendimentos imobiliários está aumentando muito e, consequentemente, a presença desses trabalhadores também, que passam os finais de semana trabalhando embaixo de sol ou chuva sem nenhuma proteção.

3. O que eu tenho muita curiosidade de saber?
Quero saber o que leva essas pessoas a fazerem esse tipo de trabalho, se exercem alguma outra função durante a semana, se sustentam famílias inteiras somente com essa atividade, como conseguiram encontrá-la, tempo que a fazem, a idade de cada uma e outras coisas que me ajudem a traçar um perfil dessas pessoas.

4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Qual motivo leva as pessoas a trabalharem como “homens-seta”.

5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la?
Os trabalhadores seriam as principais fontes, mas consultar especialistas em marketing e corretores de imóveis seria interessante para avaliar a importância do trabalho que eles desempenham. Consultar a legislação de Sorocaba também é  importante para saber se existe alguma regulamentação sobre isso.

6. O que acho que há de especial nesta minha proposta?
Acredito que essas pessoas são vistas por todos os passantes, mas não recebem a devida atenção. Mostrar quem são, o que fazem, o motivo de estarem ali e quais as condições do trabalho seria uma forma de reconhecer o trabalho delas perante a sociedade.

7. Qual o foco?
Os trabalhadores conhecidos popularmente como “homens-seta” na cidade de Sorocaba, interior de SP.

8. Qual o tema?
Editoria de Cidades ou Cotidiano.

9. Qual o viés?
As histórias de vida dos trabalhadores, formando um viés social.

10. Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Principalmente os trabalhadores e depois especialistas que possam complementar algo relacionado a isso, como publicitários e corretores de imóveis.

11. Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)?
Os próprios trabalhadores.

12. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Verificar as leis e regulamentações da cidade para saber as condições que devem ser exigidas para esse tipo de trabalho.

Beatriz de Deus Pires – 2º JOA

Um comentário: