Brunna Amaral – 2º JoA
Pauta temática – Jornalismo Básico II
Social /
Acessibilidade
1)
Quero
propor a seguinte reportagem temática:
Quero realizar uma reportagem sobre como é o processo da retirada de
carteira de habilitação para pessoas com deficiência física em relação ao
tempo, autoescolas especializadas e carros adaptados.
2)
Estou
propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
Estava vendo um anúncio de autoescola onde a mesma tinha uma categoria
de “CNH para deficientes”. Percebi que nunca tinha notado anúncios de outras
autoescolas que se voltavam para essa categoria, e que pode ser um tema muito
interessante já que não é muito difundido e divulgado.
3)
O que
tenho curiosidade de saber:
Gostaria de saber como funciona para um deficiente físico tirar sua
carteira de motorista, desde o início, com a escolha da autoescola, as próprias
aulas práticas, se há alguma dificuldade tanto na aprendizagem quanto no
ensino; até o fim, com o teste prático, a compra de um carro adaptado e o que o
mercado oferece em termos de carros adaptados.
4)
Se fosse
começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Quais as dificuldades que um deficiente físico encontra para tirar sua carteira
de habilitação?
5)
Que fontes
(obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la?
As fontes principais seriam os próprios deficientes físicos, e as
autoescolas. Em segundo plano ficaria as concessionárias e em último plano
seriam as pesquisas relacionadas ao percentual de deficientes físicos que
possuem CNH.
6)
O que eu acho
que há de especial na minha proposta?
Acho que em primeiro lugar por dar espaço para uma categoria que é
minoritária, e, que muitas vezes passam por problemas, não só de
acessibilidade, mas também de preconceitos. E em segundo lugar para conhecermos
a rotina de um deficiente físico que tira a sua carteira de habilitação.
7)
Qual o
foco?
Os deficientes físicos nas autoescolas.
8)
Qual o
tema?
Acessibilidade aos deficientes físicos nas autoescolas e no mercado de carros
adaptados.
9)
Qual o
viés?
Conhecer melhor a relação entre os deficientes físicos e as autoescolas no
processo para se tirar a CNH.
10) Quais
as fontes para eu consultar/conversar?
Deficientes físicos, Autoescolas, Concessionárias.
11) Quem seriam
os potenciais personagens?
Deficientes físicos que ainda não possuem CNH e autoescolas que não atendam a
essa demanda.
12) O que
preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Pesquisar sobre deficientes físicos que já tiraram CNH, e os serviços
prestados a eles, como autoescolas e concessionárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário