Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Brunna Amaral


Brunna Amaral – 2º JoA

Pauta temática – Jornalismo Básico II

Social / Acessibilidade

1)      Quero propor a seguinte reportagem temática:

Quero realizar uma reportagem sobre como é o processo da retirada de carteira de habilitação para pessoas com deficiência física em relação ao tempo, autoescolas especializadas e carros adaptados.


2)      Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:

Estava vendo um anúncio de autoescola onde a mesma tinha uma categoria de “CNH para deficientes”. Percebi que nunca tinha notado anúncios de outras autoescolas que se voltavam para essa categoria, e que pode ser um tema muito interessante já que não é muito difundido e divulgado.


3)      O que tenho curiosidade de saber:

Gostaria de saber como funciona para um deficiente físico tirar sua carteira de motorista, desde o início, com a escolha da autoescola, as próprias aulas práticas, se há alguma dificuldade tanto na aprendizagem quanto no ensino; até o fim, com o teste prático, a compra de um carro adaptado e o que o mercado oferece em termos de carros adaptados.


4)      Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?

Quais as dificuldades que um deficiente físico encontra para tirar sua carteira de habilitação?


5)      Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la?

As fontes principais seriam os próprios deficientes físicos, e as autoescolas. Em segundo plano ficaria as concessionárias e em último plano seriam as pesquisas relacionadas ao percentual de deficientes físicos que possuem CNH.


6)      O que eu acho que há de especial na minha proposta?

Acho que em primeiro lugar por dar espaço para uma categoria que é minoritária, e, que muitas vezes passam por problemas, não só de acessibilidade, mas também de preconceitos. E em segundo lugar para conhecermos a rotina de um deficiente físico que tira a sua carteira de habilitação.


7)      Qual o foco?

Os deficientes físicos nas autoescolas.

8)      Qual o tema?

Acessibilidade aos deficientes físicos nas autoescolas e no mercado de carros adaptados.


9)      Qual o viés?

Conhecer melhor a relação entre os deficientes físicos e as autoescolas no processo para se tirar a CNH.


10)   Quais as fontes para eu consultar/conversar?

Deficientes físicos, Autoescolas, Concessionárias.


11)   Quem seriam os potenciais personagens?

Deficientes físicos que ainda não possuem CNH e autoescolas que não atendam a essa demanda.


12)   O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?

Pesquisar sobre deficientes físicos que já tiraram CNH, e os serviços prestados a eles, como autoescolas e concessionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário