Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Camila Prado


Pauta

1.       No ano de centenário do nascimento do escritor e jornalista Rubem Braga, eu gostaria de propor uma reportagem temática que aborde sua vida e contribuição para o jornalismo brasileiro.

2.       Entre os cronistas brasileiros, Rubem Braga é considerado um dos mais lírico e subjetivo. Diante esta característica, é interessante analisar a sua contribuição para o jornalismo brasileiro. Como o lirismo e a subjetividade influenciaram nos seus textos factuais?


3.       Rubem Braga foi correspondente de guerra pelo “Diário Carioca” durante a Segunda Guerra Mundial. Participou da campanha da Força Expedicionária Brasileira na Itália em 1945. Como foi essa cobertura? Quais foram as influências dessa grande experiência na sua obra como cronista?

4.       Quem foi Rubem Braga e qual foi a sua contribuição para o jornalismo brasileiro?


5.       É interessante entrevistar Augusto Massi, professor doutor de literatura brasileira da USP e organizador da obra “Retrato parisienses”, coletânea de perfis escritos por Rubem Braga. Analisar a obra “O Morro do Isolamento” do próprio autor.

6.       A pauta proposta visa analisar a vida, obra e participação no jornalismo de Rubem Braga. O escritor não é conhecido de maneira significativa pelo grande público, assim, expor sua obra e vida ampliaria o conhecimento de um grande cronista brasileiro. Visto que, em um mundo mais dinâmico e sintetizado, as crônicas são um bom incentivo à leitura.


7.       Em ano de seu centenário, o foco seria abordar a vida, obra (em especial as crônicas) e contribuição para o jornalismo brasileiro do capixaba Rubem Braga.


8.       Tema: A vida e obra de Rubem Braga
9.       Viés: Mostrar a contribuição de Rubem Braga para o jornalismo brasileiro.

10.   Obras do próprio autor; textos produzidos para o Diário Carioca, durante sua cobertura da Segunda Guerra Mundial; entrevistas com especialistas em literatura, em especial o professor doutor Augusto Massi; entrevistas com jornalistas e cronistas.

11.   Jornalistas, cronistas e professores especialistas em literatura brasileira.


12.   Pesquisar a vida de Rubem Braga. Analisar sua obra, principalmente as crônicas e seus textos durante a cobertura da Segunda Guerra Mundial. Pesquisar exemplares da revista Diretrizes, fundada junto com Samuel Wainer e Azevedo Amaral em 1938.



Um comentário:

  1. Camila,
    Respondendo ao email que vc me enviou ontem (17/3): sugiro que vc não mude de pauta. A sua pauta é boa, e nada tem a ver com Perfil. O que vc está propondo é discutir o legado (jornalístico e literário) da obra de R.Braga para o jornalismo brasileiro, e para isto precisa colocar o assunto em debate, ouvindo especialistas e etc. Neste caso, seria uma reportagem especial do tipo "interpretativa" (discussão de ideias).
    Att.
    Prof. Sergio

    ResponderExcluir