Sugestão de Pauta: Profissão
blogueira
Respondendo
às perguntas:
1.
Sugiro
que a reportagem temática se infiltre no “império do efêmero”, o mundo da moda
– especificamente no Brasil, e explore a construção imagética do fenômeno “blogueira
de moda” nos dias de hoje (abrangendo o comportamento, nível social).
2.
Proponho
esta pauta pois, estagiando em uma assessoria de imprensa voltada para o
mercado de luxo, fiquei chocada com o fato de saber que a maioria das
blogueiras famosas não são autoras dos posts publicados. A princípio, os blogs
de moda tinham um viés mais pessoal voltado para as preferencias de quem
escrevia.
3.
Desperta minha curiosidade saber qual é a
visão delas à respeito de ter como profissão e fonte de renda (algumas vezes
bem impressionante, mas nem sempre necessária) um blog voltado para o mercado
feminino de efemeridades. Também gostaria de saber se elas não se saturam deste
mundo de aparências.
4.
O que
vocês, blogueiras de moda, pensam a respeito da construção de mitos, quase que
como um starsystem, nesta área?
5.
Para
produzir uma matéria com profundidade, seria necessário conversar (ou passar
uma semana vivendo a mesma rotinha) com uma blogueira bem famosa e
internacionalmente reconhecida (Thássia Naves, Lalá Rudge ou Helena Bordon, por
exemplo) e com uma blogueira que não tenha tamanha repercussão, mas seja
comprometida com o lado “humano” de blogar.
6.
Esta
matéria proporcionará às assíduas “consumidoras” de blogs de moda uma visão
mais aprofundada e reflexiva sobre o tema: será mesmo que eu preciso do armário
da Thássia Naves, o cabelo da Lalá Rudge e as viagens da Helena Bordon?
Foco: a
construção do fenômeno “blogueira de moda” no Brasil.
Tema:
Moda
Viés: Blogs
Fontes:
Thássia Naves, Helena Bordon, Matheus Evangelista (quem escreve no blog da
Helena), Lalá Rudge, Luisa Accorsi, o livro “O império do efêmero: a moda e seu
destino nas sociedades modernas” do filósofo Gilles Lipovetsky, o livro “It
Girls” da blogueira Alê Garattoni.
Potenciais
personagens: as blogueiras citadas anteriormente.
Pesquisa/Informação:
sempre acompanhar os blogs; descobrir se é a própria blogueira que assina quem
escreve os posts; procurar saber quais delas tem uma preocupação pessoal com os
leitores.
Catherine Debelak - 2ºJOA
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