Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Catherine Debelak




Sugestão de Pauta: Profissão blogueira

Respondendo às perguntas:

1.       Sugiro que a reportagem temática se infiltre no “império do efêmero”, o mundo da moda – especificamente no Brasil, e explore a construção imagética do fenômeno “blogueira de moda” nos dias de hoje (abrangendo o comportamento, nível social).
2.       Proponho esta pauta pois, estagiando em uma assessoria de imprensa voltada para o mercado de luxo, fiquei chocada com o fato de saber que a maioria das blogueiras famosas não são autoras dos posts publicados. A princípio, os blogs de moda tinham um viés mais pessoal voltado para as preferencias de quem escrevia.
3.        Desperta minha curiosidade saber qual é a visão delas à respeito de ter como profissão e fonte de renda (algumas vezes bem impressionante, mas nem sempre necessária) um blog voltado para o mercado feminino de efemeridades. Também gostaria de saber se elas não se saturam deste mundo de aparências.
4.       O que vocês, blogueiras de moda, pensam a respeito da construção de mitos, quase que como um starsystem, nesta área?
5.       Para produzir uma matéria com profundidade, seria necessário conversar (ou passar uma semana vivendo a mesma rotinha) com uma blogueira bem famosa e internacionalmente reconhecida (Thássia Naves, Lalá Rudge ou Helena Bordon, por exemplo) e com uma blogueira que não tenha tamanha repercussão, mas seja comprometida com o lado “humano” de blogar.
6.       Esta matéria proporcionará às assíduas “consumidoras” de blogs de moda uma visão mais aprofundada e reflexiva sobre o tema: será mesmo que eu preciso do armário da Thássia Naves, o cabelo da Lalá Rudge e as viagens da Helena Bordon?

Foco: a construção do fenômeno “blogueira de moda” no Brasil.
Tema: Moda
Viés: Blogs
Fontes: Thássia Naves, Helena Bordon, Matheus Evangelista (quem escreve no blog da Helena), Lalá Rudge, Luisa Accorsi, o livro “O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas” do filósofo Gilles Lipovetsky, o livro “It Girls” da blogueira Alê Garattoni.
Potenciais personagens: as blogueiras citadas anteriormente.
Pesquisa/Informação: sempre acompanhar os blogs; descobrir se é a própria blogueira que assina quem escreve os posts; procurar saber quais delas tem uma preocupação pessoal com os leitores.

Catherine Debelak - 2ºJOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário