Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Fernanda Fantinel


1. Quero propor a seguinte reportagem temática: 

O preconceito contra as mulheres, a dificuldade no mercado de trabalho, o sexismo em empresas, são algumas discussões que, para muitos, parecem datadas e fadadas ao fracasso. 
No entanto, o feminismo, como uma corrente, luta contra esse tipo de comportamento desde meados do século XX até hoje. Uma nova onda de grupos vem tomando conta de diversos tipos de mídias, tentando chamar a atenção para essas questões que, ainda hoje, precisam sim ser debatidas.  Esse tipo de comportamento, por parte dos grupos, tem algum retorno?


2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções: 

Após assistir alguns debates e palestras sobre o tema, notei que as opiniões do público muitas vezes não são homogêneas, principalmente entre as mulheres. Há ainda uma grande ignorância do que é a causa feminista (elas querem se vingar dos homens? Ela ainda é mesmo necessária?), do que ela representa para a sociedade atual, e quais são as batalhas que ainda tem de enfrentar.


3. O que eu tenho muita curiosidade de saber?

Como se dá o primeiro contato das jovens que, muitas vezes, não acreditam que ainda exista um preconceito com o movimento feminista. A tentativa de chamar a atenção da mídia - sendo que, antigamente, muitos grupos eram terminantemente contra essa ideia - é válida? Quais os tipos de mulheres que tem acesso à essas informações? Como esses grupos lidam com a opinião pública em geral? E com militantes "casuais", que concordam mas não agem?


4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta me faria? 

Qual é a primeira impressão que as manifestações feministas atuais causam  nas pessoas?


5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la? 

Organizadoras e militantes da Marcha das Vadias, FEMEN e outros grupos relativamente novos, jovens em geral.


6. O que acho que há de especial nesta minha proposta? 

Discutir, pelos olhos de organizadoras e de pessoas não ligadas à  essa ideologia, o que é e como é visto o feminismo atualmente. Debater questões como as razões de atos considerados "extremos" por parte das feministas e qual a reação que eles causam sob os dois pontos de vista.


7. Qual o foco? 

A tentativa feminista de se popularizar na sociedade e como  essa atitude é recebida.


8. Qual o tema? 

Sociedade


9. Qual o viés? 

Comportamento / Feminismo


10. Quais as fontes para que posso consultar/conversar? 

Militantes de diferentes grupos, organizadoras, jovens que saibam da existência de manifestações com caráter feminista, mas que não tenham, necessariamente, ligações com elas.


11. Quem seriam os potenciais personagens?

Alguns exemplos de militantes e de não militantes, mostrando o porquê de cada decisão.


12. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado? 

A história dos grupos selecionados, suas razões, crenças, vontades.  Manifestações que ocorreram nos últimos 5 anos e a resposta da mídia à elas (jornais, televisão, mídias sociais).


Fernanda Fantinel - 2ºJOA


Nenhum comentário:

Postar um comentário