Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Gabriel Fabri


Pauta



1 – Reportagem pensando nos desafios para os próximos dez anos da política brasileira na esfera federal. Muito já mudou nos últimos dez anos – quais devem ser os próximos passos?

2 – O PT completou dez anos de governo e muito se discutiu e se discute sobre as mudanças nessa década, em comparação principalmente à era tucana. Com o governo e as oposições tendo em vista 2014, parece um bom momento para discutir como dar continuidade a uma gestão de sucesso. Como melhor aproveitar o grande momento em que o Brasil está vivendo?

3 – O Brasil avançou muito nos últimos anos, mas há certo descontentamento em alguns aspectos até entre as esquerdas e entre os próprios petistas. Quais os próximos passos é impossível de prever, mas é possível discutir os caminhos e quais os desafios que poderão ser encontrados (pautas como reforma política e regulação da mídia, por exemplo, poderão sair do papel? A reforma agrária deve ser acentuada? etc).

4 – O que podemos esperar da política nos próximos anos, supondo a continuação de um governo progressista (o PT ou o PSB, por exemplo) no poder?

5 – Teóricos a favor dos governos Lula/Dilma, como André Singer, Vladimir Safatle, Ricardo Musse. Interessante ouvir alguém do PSOL e alguns movimentos sociais, como o MST, por exemplo.

6 – Reflexões sobre o futuro são sempre incertas, mas será bom investigar o que pode ser e feito para continuar crescendo diminuindo a desigualdade social e os gargalos de infraestrutura e serviços públicos. Acredito que seja uma pauta que levantará mais perguntas do que trará respostas, permitindo discussão e reflexão.

Gabriel Fabri - 2ºJOA

Um comentário:

  1. Uau, raros os alunos que se propõem a trabalhar com política. O desafio da sua proposta é atingir um equilíbrio de "vozes intelectuais" a respeito do foco (10 anos do PT como governo) que você escolheu. Uma pauta eminentemente interpretativa (ênfase no debate de ideias). Espero que tenha avanaçado!

    ResponderExcluir