Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Gabriel Oneto


1. Quero propor a seguinte reportagem temática
Quem são os jovens que participam das caravanas do IPCO (Instituto Plínio Correia de Oliveira), sucessor da TFP (Sociedade brasileira de defesa da Tradição Família e Propriedade), em defesa, da chamada, família tradicional.
2.  Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
No final do ano passado na Avenida Paulista, próximo ao metro Consolação, um grupo destes jovens, rezava e distribuía folhetos em defesa da família tradicional, e contra o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Embora não concordasse com eles não pude deixar de admirar a disposição e a dedicação a esta causa. A relação das pessoas foi muito interessante, alguns ouviam atentamente, e concordavam, com os caravanistas e outras os insultavam, mas sem abalar a fé deles, que parecia se fortalecer com cada xingamento.
3.  O que eu tenho muita curiosidade de saber?
O que leva a alguns adolescentes, entre 18 e 25 anos, a abandonar as suas famílias, amigos e até mesmo empregos, para passar meses vivendo em uma van, tendo que depender de simpatizantes para comer e conseguir combustível para o veiculo? Quem são esses jovens? As suas origens? Como ficaram conhecendo esta organização e o que esses valores que defendem significam nas suas vidas?
4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Creio que a grande pergunta seria, e o ponto de partida desta reportagem: Quem são e quais as motivações destes jovens caravanistas, do IPCO?
5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la?
Para fazer a reportagem, seria interessante acompanhar estes jovens em uma destas caravanas, contando sobre eles e as experiências vividas. Antes disso, para contextualizar, contar a história do IPCO, e da TFP, que chegou a contar com milhares de membros nos anos 1960-1970, sendo uma das maiores organizações do Brasil.
6. O que acho que há de especial nesta minha proposta?
A abordagem de um movimento que sem quase nenhum apoio ou divulgação consegue mobilizar, segundo a organização, centenas de jovens.
7.  Qual o foco?
Mostrar como vivem e como pensam os membros do IPCO.
8.  Qual o tema?
Sociedade.
9. Qual o viés?
A resistência às mudanças de valores sociais.
10. Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Membros e ex-membros da organização, sociólogos e antropólogos além de matérias já escritas sobre a TFP e o IPCO.
11.  Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)?
Seriam os jovens que participam destas caravanas.
12. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Aprender a história da organização, através de inúmeros livros e trabalhos escritos contra e a favor desta organização e de seu fundador Plínio Corrêa de Oliveira (1908-1995).


Gabriel Oneto - 2º JOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário