Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Isadora Couto



1 - Quero propor a seguinte reportagem temática: 
Quero mostrar como é feita a seleção de estagiários em uma empresa, quais critérios eles usam para escolher o candidato, como eles decidem se o estudante é mais ou menos apto para a vaga, já que todos estão passando pelos mesmos aprendizados na faculdade.

2 - Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções. 

Percebi que muitos dos meus colegas estão procurando um estágio e são constantemente rejeitados depois das entrevistas ou até mesmo quando mandam o currículo. Às vezes, eles acabam entrando em  um estágio que não lhes dão muita satisfação porque se cansam de procurar um melhor. Participei de algumas seleções que contavam com muitos candidatos e não consigo imaginar como os "chefes" conseguem distinguir os melhores entre tantos estudantes.

3 - O que eu tenho muita curiosidade de saber? 

Basicamente, quero muito saber porque eu não consigo um bom estágio. Quero saber o que tenho feito de errado, se é algo que eu falo na entrevista, como eu me visto, se falta algo no meu currículo ou se minha instituição de ensino é desfavorável, saber como eu posso conquistar uma vaga na minha área de interesse.

4 - Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria? 

Por que não consigo um bom estágio?

5 -  Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la? 

Profissionais de Recursos Humanos, donos/chefes de empresas que contratam estagiários, estudantes que conseguiram um bom estágio e estudantes que ainda estão tentando conseguir. Talvez alguma obra de Recursos Humanos, do autor Chiavenato, por exemplo.

6 - O que acho que há de especial nesta minha proposta? 

É uma proposta que leva mais para o lado do comportamento, e não das estatísticas. Acho que o especial é que ela se trata de um assunto cotidiano que muitas pessoas estão interessadas, afinal, a reportagem pode realmente ajudar os estudantes na hora de concorrer a um estágio. 

7 - Qual o foco?  

Publicar os critérios de seleção de um estágio.

8 - Qual o tema? 

Comportamento.

9 - Qual o viés?  
O viés é ajudar os estudantes de jornalismo na sua carreira profissional.


10 - Quais as fontes? 
As fontes seriam pessoas que fazem Recursos Humanos, os chefes que participam da escolha de candidatos e alguns livros sobre Recrutamento e Seleção.


11 - Quais são os potenciais personagens? 
Os personagens podem ser os estudantes que estão a procura de um estágio, e talvez os chefes também. 

12 - O que devo pesquisar? 

Devo pesquisar sobre quais características de um estudante são mais importantes para o recrutamento de estagiários. Quais são os critérios que se sobressaem? O que os chefes querem em um estagiário? 

Isadora Couto - 2º JO A

Nenhum comentário:

Postar um comentário