Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Júlia Claro


Ousadia ou ausência de áreas de lazer?

1. Quero propor uma reportagem temática sobre a relação entre skatistas e pedestres. O interessante seria saber como ela se dá, já que ambos os grupos compartilham o mesmo espaço para fins diferentes.

2. Proponho essa pauta com base na minha percepção recorrente de que há um conflito entre os pedestres e os skatistas. Já observei skates caindo em quem caminhava pela calçada e também já ouvi skatistas reclamando que pessoas atrapalhavam as manobras deles. Isso se dá principalmente na região da Paulista em que há grande concentração dos dois grupos.

3. Seria muito curioso saber o lado dos skatistas, o porquê de eles escolherem aqueles locais e quais os comentários que eles têm a fazer sobre o comportamento dos pedestres.
Além disso, entender o que exatamente andar de skate significa para eles.
                Isso sem deixar de lado o ponto de vista do pedestre que, também, sofre com essa "convivência".

4. Qual é o motivo de os skatistas escolherem as calçadas para praticar o esporte? Isso poderia vir de uma falta de investimento em pistas e parques?

5. Skatistas da região da paulista, pedestres que se sentirem incomodados com a situação, alguém da CET.

6. A proposta me parece ser especial por atentar ao ponto de vista do que parece ser visto como o vilão da história, o skatista. Além disso, por ter um aprofundamento maior nessa questão, procurando as reais causas desses conflitos e não exatamente alguém para culpar.

7. A reportagem tem como foco o conflito de interesses entre praticantes de skate e pedestres.

8. Comportamento

9. O viés seria interpretativo e reflexivo sobre os espaços de lazer na cidade de São
 Paulo.

10. Skatistas, pedestres, autoridades da CET e psicólogo.

11. Skatistas e pedestres.

12. Matérias e manifestações em redes sociais que falem sobre o comportamento dos skatistas. Notícias sobre áreas de lazer em São Paulo. Continuar observando a situação conflituosa nas calçadas da paulista.

Júlia Ramos Claro - 2ºJOA

Um comentário:

  1. Pauta ótima! Comentada/ajustada durante a aula de 27/3/13, com a ajuda dos colegas.

    ResponderExcluir