Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Júlia Faria


Proposta de Pauta 


Primeiras perguntas:

1.       Quero propor a seguinte reportagem temática:

Mostrar que os taxistas da cidade de São Paulo conhecem as ruas como ninguém, mas na maioria das vezes levam pessoas a lugares que nunca poderiam ir. Isso confere a eles uma visão completamente diferente de São Paulo


2.       Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:

Estou sem carro há quase dois anos, então passei a andar mais de taxi. Muitos gostam de falar e durante algumas conversas percebi que eles são personagens interessantíssimos e que possuem uma visão de São Paulo que poucas pessoas têm. Alguns estão nessa profissão há mais de 40 anos e rodam quase 14 horas por dia.


3.       O que eu tenho muita curiosidade de saber?

A forma como essa profissão, tempo de trabalho, jornada diária e local de trabalho influenciam na visão da cidade dos taxistas.


4.       Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?

O que os taxistas acham da cidade de São Paulo?


5.       Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la?

A principal fonte seria um grupo de taxistas que responderiam tanto a perguntas práticas (como qual a jornada de trabalho e há quanto tempo estão nessa profissão), quanto a perguntas mais específicas (O que você acha de São Paulo? Prefere a cidade de dia ou de noite? etc). Consultaria órgãos como CET, DETRAN e SPTRANS para uma estimativa da frota de táxis. 


6.       O que acho que há de especial nessa minha proposta? 

Os taxistas são peças fundamentais para o funcionamento da cidade, mas geralmente são esquecidos pela grande mídia. Minha proposta é mostrar que além de cidadãos comuns, eles têm o privilégio (ou não) de ver a cidade sobre um óptica completamente diferente.

Mais específicas:

1.       Qual o foco?
Mostrar a contradição que taxistas paulistas vivem: conhecem as ruas de São Paulo melhor do que ninguém por rodarem tanto, mas deixam e buscam pessoas em lugares que nunca chegaram a conhecer realmente
2.       Qual o tema?

Urbanismo
3.       Qual o viés?

Mostrar uma São Paulo humanizada, através da visão dos taxistas. Captar suas impressões da cidade.
4.       Quais as fontes?

Consultar a CET, O SPTRANS e o DETRAN para saber se eles têm uma estimativa do número de táxis em São Paulo. Procurar se existe um sindicato dos taxistas para saber do limite de horas de trabalho e quantas horas por dia eles costumam rodar pela cidade. Entrevistar os próprios taxistas.
5.       Quais são os potenciais personagens?

Um grupo de taxistas, de preferência de lugares diferentes da cidade e de diferentes classes sociais. Pelo menos três.
6.       O que devo pesquisar?
Uma estimativa da frota de taxis da cidade de São Paulo. A jornada de trabalho de alguns taxistas

Júlia Faria Ribeiro - 2ºJOA


Nenhum comentário:

Postar um comentário