Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Julia Mello

1. Quero propor a seguinte reportagem temática 
Quero saber como vivem pintores, escultores e desenhistas iniciantes nos dias de hoje. O que os levou a essa carreira, como sobrevivem para poder criar e como funciona o processo criativo em meio à vida que levam.

2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções 
Artistas ou pessoas envolvidas com arte normalmente sofrem preconceito até serem reconhecidas, e muitas não chegam a esse patamar. Hoje em dia é normal fazer faculdade de artes plásticas e conseguir um trabalho paralelo à produção do conteúdo artístico no ramo do design ou de publicidade, e o espaço para arte, apesar de abrangente no conteúdo pós-moderno, tem sido fechado para quem quer sobreviver do que produz.

3. O que eu tenho muita curiosidade de saber? 
Eu gostaria de saber como é o processo criativo de escultores, desenhistas e pintores nos dias de hoje. Gostaria de saber também o que os influencia e quais são suas limitações. Começaram porque é a única coisa que eles se veem fazendo? Eles estão “cientes” de que criam arte ou acham que arte é “acidental”? O motivo de sofrerem preconceito é por não criarem produtos úteis à indústria cultural ou a arte também já está inserida nesse processo?

4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu faria? 
Como vivem pintores, escultores e desenhistas nos dias de hoje e quais são suas influências e limitações?

5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la? 
A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica, de Walter Benjamin.
Theodor Adorno e Max Horkheimer. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. Essas obras, sociólogos e profissionais de comunicação podem responder a parte teoria da matéria. Estudantes de artes plásticas e artistas iniciantes podem responder a parte “prática” da matéria.

6. O que acho que há de especial nesta minha proposta? 
Existem apenas artigos científicos sobre o assunto, e como ele envolve indústria cultural, veículos de comunicação de massa não estão interessados nele, tornando as questões propostas não respondidas.
7. Qual o foco?
O estilo de vida e limitações de artistas iniciantes independentes impostas pelo preconceito e pela própria estrutura da sociedade.

8. Qual o tema?
Arte, sociedade e pós-modernidade.

9. Qual o viés?
Como a pós-modernidade e a estrutura da indústria cultural capitalista influencia novos artistas.

10. Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Sociólogos, comunicólogos, estudantes de artes plásticas e artistas independentes.

11. Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)?
Acredito que ela não será narrativa, e sim uma mistura. Pedro Pezte, artista independente que vive dos desenhos que faz seria um potencial personagem.

12. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Arte na pós-modernidade e artistas atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário