Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Juliana Ortega


 Reportagem Especial  - A elaboração da pauta

1.       Quero propor a seguinte reportagem temática:

A falta de policiamento feminino em alguns estádios de São Paulo.

2.       Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:

Ao ir a alguns jogos do Juventus, na Rua Javari, notei que não havia policiais mulheres para que as torcedoras fossem revistadas, de modo que estas podiam entrar no estádio sem nenhum tipo de fiscalização dos objetos que portavam. Um contraste com a atual discussão sobre segurança em jogos de futebol.

3.       O que eu tenho curiosidade de saber:

Se ainda hoje, com o número de mulheres que vão aos estádios crescendo cada vez mais, alguns cartolas e chefes de segurança pública continuam se baseando no pressuposto de que futebol é voltado para o público masculino, ignorando a participação feminina nas torcidas.

4.       Se eu fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?

De que modo essa falta de policiamento feminino contribui para a violência nos estádios?

5.       Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a responde-la?

Chefes da segurança pública de São Paulo, dirigentes de clubes que não contam com policiamento feminino nos jogos em que atuam como mandantes, líderes de torcidas organizadas, policiais (homens) que são responsáveis pela segurança dos jogos e que não tem autorização para fiscalizar mulheres, torcedoras que tem como rotina ir aos jogos.

6.       O que acho que há de especial nessa minha proposta?

Ela pode apontar um outro lado das falhas na segurança dos estádios, que por sua vez pode estar enraizada em um preconceito antigo.

7.       Qual o foco? 

A mulher no futebol e a violência nos estádios.

8.       Qual o tema? 

Esporte/Segurança

9.       Qual o viés?
A reportagem tentará mostrar qual a relevância da falta de policiamento feminino dentro do atual quadro de violência nos estádios.

10.   Quais as fontes?
Além dos citados na questão de número 5, índices que mostram o número de mulheres envolvidas em conflitos dentro de estádios, estatísticas sobre o aumento de torcedoras nos últimos anos, lista de torcedores (homens e mulheres) proibidos pela Federação Paulista de Futebol de frequentar estádios devido à participação em atos de violência, etc.

11.   Quem são os personagens principais?
O objetivo inicial seria ter como personagens principais mulheres que comparecem a todos ou quase todos os jogos de seus times, integrantes de torcidas organizadas ou não, e também policiais (homens) que ficam impossibilitados de fazer a revista.

12.   O que devo pesquisar?
Primeiramente, devo checar quais os estádios que não contam com policiamento feminino, além da Rua Javari. Depois disso, preciso verificar no estatuto do torcedor quais são os artigos que determinam a necessidade de policiamento e revista nos estádios. Após isso, o foco será procurar por torcedoras e conversar com os dirigentes dos clubes. Um dos aspectos fundamentais para a execução do trabalho é acompanhar tanto as torcedoras como os policiais em dias de jogos. 

Juliana Ortega de Moraes - 2º JoA

Nenhum comentário:

Postar um comentário