Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Karina Goto


Pauta: Festivais brasileiros de quadrinhos em 2013

1. Quero propor a seguinte reportagem temática:
Atualmente, o mercado de quadrinhos no Brasil vem crescendo de forma significativa, e um dos reflexos de sua expansão está presente em um maior número de festivais dedicados à nona arte. Gostaria de abordar os principais eventos de 2013 e suas repercussões na mídia especializada e tradicional.

2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
O ano de 2012 foi riquíssimo para os quadrinhos. A exposição Quadrinhos '51, criada para homenagear alguns dos mais importantes quadrinistas do Brasil nos anos 50, a 19ª edição da Fest Comix, a primeira edição da Gibicon e a visita do renomado Art Spiegelman são exemplos deste sucesso.

3. O que eu tenho muita curiosidade de saber?
Quais são as principais dificuldades para organizar estes eventos de grande porte, tanto na parte de infraestrutura, quanto na parte econômica. Como os organizadores entram em contato com os autores nacionais e internacionais. Qual é o critério de seleção dos palestrantes e dos homenageados.

4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Por que o Brasil está se voltando para os quadrinhos, visto que antes eles tinham pouco destaque na mídia?

5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la?
Sidney Gusman, editor do site Universo HQ.
Daniel Lopes, editor da Panini que publicou um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o mercado editorial dos quadrinhos brasileiros.
Álvaro de Moya, jornalista e autor de livros com a temática quadrinhos.

6. O que acho que há de especial nesta minha proposta?
Como é um tema que está aparecendo gradualmente nas editorias de principais veículos de comunicação, tais como jornais e revistas semanais, acredito que a minha proposta tenta se diversificar dos temas recorrentes e desgastados dos cadernos de cultura e guias.

7. Qual o foco?
Analisar o crescimento de tais eventos no Brasil.

8. Qual o tema?
Cultura, Histórias em quadrinhos.

9. Qual o viés?
A reportagem acompanharia a rotina dos organizadores dos festivais.

10. Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Daniel Werneck, professor da UFMG e organizador da FIQ.
Paulo Ramos, jornalista, professor da UNIFESP e autor do Blog dos Quadrinhos.
Waldomiro Vergueiro, professor da ECA-USP.
Érico Assis, tradutor e jornalista.
Membros do coletivo independente Beleléu.

11. Quem seriam os potenciais personagens?
Artistas envolvidos nos estandes, organizadores, palestrantes e o autor homenageado da FIQ 2013, Laerte.

12. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Sites relacionados a divulgação de assuntos relacionados a quadrinhos, como o Universo HQ, Impulso HQ, Omelete, Pipoca & Nanquim, Blog dos Quadrinhos etc. Programas como o HQ&CIA,  revista Mundo dos Super-Heróis e redes sociais dos festivais. 

Karina Akemi Goto - 2ºJOA


Nenhum comentário:

Postar um comentário