Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Karolina Ciccarelli


Sugestão de Pauta – Karolina Ciccarelli Puin -1JOA
1.    Quero propor a seguinte reportagem temática
Gostaria de realizar uma reportagem sobre os policiais as da Av. Paulista. Uma vez que podemos encontrar até uma base do regimento militar no local, contando também com o grande número de bases em suas esquinas.
Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções
Podemos observar a presença de bases da polícia a cada esquina da Avenida Paulista, e inclusive uma base policial, situada em frente ao vão do MASP. O policiamento aparente revela uma sensação de segurança para o cidadão. Será que é real?
2.    O que eu tenho muita curiosidade de saber?
Gostaria de saber como atuam os policiais, quais as principais ocorrências, como lidam com abuso de drogas no vão do MASP. Qual a orientação para agir em determinada situação. Qual o ritmo de trabalho estando em uma das ruas mais famosas de São Paulo.
3.    Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria? 
Como é o cotidiano de um policial na Avenida Paulista, existem ou não  épocas mais conturbadas ?
4.    Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a responde-la? 
Matérias sobre ações de policiais na avinida; Policiais; Prefeitura; Frequentadores da Avenida Paulista; Especialistas em segurança pública.
5.    O que acho que há de especial neste proposta?
Penso que com o tema da violência é algo massivamente abordado pela mídia paulistana, fazer uma reportagem especial envolvendo profissionais que teoricamente trabalham para garantir um dia mais tranquilo aos visitantes e trabalhadores da Avenida Paulista, seja algo que pode render muito material.
Qual o foco?
Segurança e Policiamento na Avenida Paulista, questionando a atuação da PM de acordo com  situações que são diariamente apresentadas a esses profissionais.
Qual o tema?
Policiamento e Segurança
Qual o viés?
Eficiência das ações policiais, qualidade do serviço, relação entre polícia e população.  
Quais as fontes?
Os próprios policiais da Av. Paulista, Especialistas em segurança pública, matérias antigas, frequentadores, Manifestantes, estudantes e trabalhadores da região.
Quem são os potenciais personagens?
Policiais e pessoas que tenham histórias relacionadas à (ou falta de) segurança na Av. Paulista.
O que devo pesquisar? 
Fatos históricos envolvendo ações policiais na Avenida, registro de ocorrências frequentes, reclamações e agradecimentos ao serviço policial local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário