Reportagem
Especial Temática - Leticia Antunes
Larieira – 2º JOA
1)
Quero
propor a seguinte reportagem:
Quero fazer uma reportagem sobre a febre dos e-commerces. Entender
porque estão crescendo no Brasil, quem são seus clientes, porque essas pessoas
os procuram e que tipo de produto é comercializado nesta plataforma.
2)
Estou
propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções.
Trabalho como assessora de imprensa num e-commerce e quero me aprofundar
na lógica do meu trabalho. Percebo o crescente número de sites de vendas e
procuro compreender as razões para o surgimento deste fenômeno.
3)
O
que eu tenho muita curiosidade em saber?
Tenho curiosidade em saber porque as pessoas gostam de
comprar pela internet, já que eu acho que perde o “brilho” da ação. Não vejo
muita graça em comprar pela internet mesmo pela comodidade, quero entender o
motivo de algumas pessoas comprarem virtualmente do que irem à uma loja.
4)
Se
fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Por que as pessoas gostam de comprar pela internet?
5)
Que
fontes (obras e pessoas) me ajudariam a respondê-la?
Moderadores de sites de e-commerce, pessoas que compram e vende no
e-commerce, obras teóricas sobre o uso moderno da internet.
6)
O
que acho que há de especial nesta minha proposta?
Acho que essa febre do e-commerce reflete um comportamento social típico
do mundo contemporâneo e revela muito sobre os seres humanos de hoje em dia.
7)
Foco
Entender porque os e-commerce estão crescendo e o que motiva as pessoas
a usá-los.
8)
Tema
Tecnologia e comportamento
9)
Viés
Comportamento – porque as pessoas gostam de comprar pelo e-commerce e
porque eles estão crescendo.
10)
Quais
são os potenciais personagens?
Pessoas que compram pelo e-commerce, donos de e-commerce e marcas
comercializadas virtualmente.
11)
O
que devo pesquisar?
E-commerces
de diversos segmentos, pessoas que atuam no meio e compradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário