Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Letícia Larieira


Reportagem Especial Temática  - Leticia Antunes Larieira – 2º JOA

1)      Quero propor a seguinte reportagem:
Quero fazer uma reportagem sobre a febre dos e-commerces. Entender porque estão crescendo no Brasil, quem são seus clientes, porque essas pessoas os procuram e que tipo de produto é comercializado nesta plataforma.

2)      Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções.
Trabalho como assessora de imprensa num e-commerce e quero me aprofundar na lógica do meu trabalho. Percebo o crescente número de sites de vendas e procuro compreender as razões para o surgimento deste fenômeno.

3)      O que eu tenho muita curiosidade em saber?
Tenho curiosidade em saber porque as pessoas gostam de comprar pela internet, já que eu acho que perde o “brilho” da ação. Não vejo muita graça em comprar pela internet mesmo pela comodidade, quero entender o motivo de algumas pessoas comprarem virtualmente do que irem à uma loja.
4)      Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Por que as pessoas gostam de comprar pela internet?
5)      Que fontes (obras e pessoas) me ajudariam a respondê-la?
Moderadores de sites de e-commerce, pessoas que compram e vende no e-commerce, obras teóricas sobre o uso moderno da internet.

6)      O que acho que há de especial nesta minha proposta?
Acho que essa febre do e-commerce reflete um comportamento social típico do mundo contemporâneo e revela muito sobre os seres humanos de hoje em dia.

7)      Foco
Entender porque os e-commerce estão crescendo e o que motiva as pessoas a usá-los.

8)      Tema
Tecnologia e comportamento

9)      Viés
Comportamento – porque as pessoas gostam de comprar pelo e-commerce e porque eles estão crescendo.

10)   Quais são os potenciais personagens?
Pessoas que compram pelo e-commerce, donos de e-commerce e marcas comercializadas virtualmente.

11)   O que devo pesquisar?
E-commerces de diversos segmentos, pessoas que atuam no meio e compradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário