Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Lucas Brêda


RESPOSTAS PAUTA VILAS BOAS


  1. Os anos 1980 no Brasil marcaram o sucesso comercial e de crítica das bandas nacionais de rock. Contudo, o passar do tempo (junto com as mudanças no modo de se consumir música) dificultou em potencial a vida de um músico desse estilo musical.

  1. As bandas detentoras dos álbuns considerados “melhores” dos últimos anos pela crítica especializada não conseguem sequer viver da produção artística. Não lotam casas de show, fazem poucas turnês e não emplacam hits no topo das paradas. Há uma falta de sucesso comercial – graças, também, à internet - e os grandes nomes do rock nacional continuam sendo os dinossauros oitentistas.

  1. Gostaria de saber porque, mesmo com o grande espaço nas mídias digitais, é quase utópico alcançar a independência financeira, ou mesmo o sucesso comercial, fazendo rock nos dias atuais. Além da curiosidade de saber como vivem os músicos, como gravam suas músicas, qual o processo de divulgação do som nos novos tempos.

  1. Como vivem os músicos de rock autoral num dilema atual: sucesso de crítica e fracasso de vendas?

  1. Os discos de bandas de rock dos últimos 5 anos, críticas musicais publicadas em veículos especializados, na internet (em sites e blogs renomados) e na grande mídia. Além de entrevistas com publicitários da área, produtores musicais, jornalistas e, principalmente, com as bandas que se encaixam no perfil.

  1. Com a proximidade do personagem, é possível entender o que leva um músico a tentar viver da produção de rock, mesmo com todas as dificuldades do tempos modernos.

  1. O foco da pauta é entender como as bandas de rock no brasil, atualmente, convivem com a contradição do sucesso de crítica e o fracasso de vendas.

  1. Música, Cultura.

  1. Realidade das bandas de rock brasileiras.

  1. Músicos, críticos, jornalistas, publicitários e produtores musicais.

  1. Os músicos.

  1. A realidade das vendas de discos, a dimensão dos shows e turnês e o alcance da música produzida.
Lucas Brêda - 2ºJOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário