Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Nathália Aguiar


Pauta
Reportagem especial temática


1-      Durante todo o ano há diversas exposições e feiras de colecionadores de moedas e cédulas em São Paulo. Proponho uma pauta que aborde o perfil e as motivações desses colecionadores paulistanos.

2-      Em janeiro, uma matéria publicada no G1 me chamou a atenção. A manchete informava que uma moeda brasileira, já fora de circulação, valia cerca de R$23 mil em uma feira de Taubaté.

3-      Com essa pauta, gostaria de descobrir o que os estimulam a conservar o passado por meio de moedas e cédulas. Dispostos a pagar uma fortuna em troca de um dinheiro que não circula mais, pretendo apurar qual o perfil desses colecionadores.

4-      Colecionar moedas e cédulas antigas é uma forma de prazer ou de investimento?

5-      Creio que as maiores fontes sejam os próprios colecionadores. Porém os donos de antiquários e de sites que vendem esses artigos, além dos organizadores das feiras semanais que acontecem no vão livre do Masp, também são boas fontes.

6-      O que há de especial na pauta é a maneira com que o antigo é valorizado por algumas pessoas. Atualmente, enquanto para muitos o novo é valorizado em detrimento às antiguidades e torna-se obsoleto rapidamente, para outros o dinheiro antigo vale mais do que o dinheiro em circulação e, preservado pelos colecionadores, ganha prestígio à medida que o tempo passa.

7-      A pauta tem como foco compreender as motivações de quem compra e coleciona moedas e cédulas antigas.

8-      Comportamento, economia.

9-      O universo dos colecionadores de antiguidades de São Paulo.

10-   As fontes seriam os organizadores das exposições, além dos que vendem e dos que consomem esses tipos de artigos.

11-   Os colecionadores são os potenciais personagens.

12-   Devo pesquisar nos sites de compra e venda as preferências dos consumidores a fim de traçar características comuns, conversar com os colecionadores para entender o que os levam a adquirir tais antiguidades e, por fim, entrevistar os vendedores para, assim, conhecer mais sobre as pessoas que compram dinheiro.

 Nathália Aguiar - 2º JOA

Um comentário:

  1. Boa sacada. Mas note o seguinte: as primeiras respostas suas se encaminham para uma reportagem temática sobre as vivências de colecionadores (modalidade narrativa, portanto). Neste caso, não é tão importante abordar organizadores de eventos, vendedores etc. Atenha-se a apenas um grupo de personagens. Se vc optar por vendedores, atenha-se a vendedores.

    ResponderExcluir