Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Nathália Giordano


Atividade de Jornalismo Básico II – Pauta para reportagem especial.

Nathália Giordano 2JOA 
1.      A pedagodia Waldorf, criada em 1919 por Rudolf Stainer, é uma ótima alternativa aos métodos educacionais caretas que dominam o mercado escolar atualmente. A reportagem visa conhecer melhor a pedagogia Waldorf e descobrir se sua formação pode resultar em uma pessoa mais humanizada.
2.      Desconfiada da falta de senbilidade na humanidade atual, descobri que na pedagogia Waldorf o sentir é incentivado por meio da abordagem artística constante. O pensamento criativo é cultivado e a sensibilidade artística e social aparece precocemente nos alunos. Ao conhecer um cineasta formado por uma escola Waldorf notei que era diferenciado, com uma vasta cultura, criatividade e um lado humano encantador.
3.      Desejo descobrir se essa característica se deu pela educação Waldorf.
4.      A longo prazo o que a formação no ensino Waldorf traz para a vida de uma pessoa?
5.      Professores e alunos atuais ou formados em escolas que trabalham com a metodologia Waldorf e profissionais da educação que possuem conhecimento do assunto.
6.      Acredito que essa reportagem poderá causar uma reflexão a partir do questionamento se as características de um adulto podem ser formadas pela sua educação. E também, se o a falta de sensibilidade artística e social de hoje em dia pode ser relacionado a perda da base da educação que é a compreensão do ser humano.
7.      O foco é entender a metodologia Waldorf e suas vantagens como um ensino alternativo.
8.      O tema é educação.
9.      As consequências, a longo prazo, de um ensino alternativo.
10.  Professores que trabalham com a metodologia Waldorf e profissionais da educação que possuem conhecimento do assunto.
11.  Estudantes ou profissionais formados pelo metodologia Waldorf.
12.  Quais são as características que definem o método Waldorf, o que é positivo a longo prazo e o que os profissionais formados estão fazendo hoje. 

Um comentário:

  1. Pauta ótima! Comentada/ajustada durante a aula de 27/3/13, com a ajuda dos colegas.

    ResponderExcluir