Pages

quarta-feira, 27 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Paula Comassetto


1.Quero propor a seguinte reportagem temática 3 linhas
Quero propor uma reportagem sobre o outro lado da ditadura. A ditadura para quem era do Exército na época, mas que não necessariamente tenha participado do atos ditatoriais.

2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções 5 linhas
Estou propondo o seguinte tema, porque a maioria de nós tem acesso apenas às informações deste período por meios didáticos, como livros, ou por meio da imprensa, que foi extremamente repreendida pelo regime, assim temos jornais e revistas mostrando o viés dos jornalistas. Pretendo mostrar qual era a realidade dos militares neste período.

3. O que eu tenho muita curiosidade de saber? 5 linhas
Tenho muita curiosidade em saber o que realmente acontecia dentro dos quartéis, se todos os militares tinham conhecimento do que estava acontecendo, se tinham conhecimento do que estava sendo pensado e feito no alto escalão, se lhes era obrigado fazer certas atrocidades ou se o sistema permanecia o mesmo.

4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria? 2 linhas
Como foi viver na ditadura militar?

5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la? 4 linhas
Seria importante conversar com oficiais e pessoas ligadas ao Exército, tanto da época como de atualmente, estudar sobre o que lhes é ensinado na Academia Militar e nos outros cursos do Exército, pesquisar sobre os ensinamentos internos, se mudaram com o tempo ou se permanecem os mesmos.

6. O que acho que há de especial nesta minha proposta? 3 linhas
Acho que ela é especial justamente por dar uma linha de pensamento dentro dos padrões da instituição das Forças Armadas, pois o que normalmente vemos são visões da pessoas de fora e acredito que seria muito interessante ouvir o outro lado da história.

7. Qual o foco?
O foco é entender se a ditadura militar incluía toda a instituição ou somente o alto escalão, que detinha o poder.

8. Qual o tema?
A Ditadura Militar.

9. Qual o viés?
A Ditadura Militar contada pelas Forças Armadas, o que eles pensam, como foi viver nessa época, o sistema é mau ou algumas pessoas agiram de forma errada.

10. Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Basicamente oficiais das Forças Armadas.

11. Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)?
Militares da Forças Armadas.

12. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Livros, jornais, arquivos.

Paula Comassetto - 2ºJOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário