Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Priscila Kesselring



1.       Quero propor a seguinte reportagem temática
Gostaria de descrever e questionar as relações pessoais entre aqueles que trabalham como jornalistas na região da Avenida Paulista, durante o curto horário de almoço em restaurantes, lanchonetes ou bares.

2.       Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções
As exigências de produção no mercado de trabalho – sobretudo nos veículos de comunicação - são cada vez maiores, e as pessoas têm pouco tempo para fazer uma pausa em seu dia a dia. Em alguns casos, essa pausa não existe, e o indivíduo passa horas ininterruptas na frente de computadores. A lógica mercadológica do trabalho acaba por prejudicar saúde mental e física de muitos paulistanos.

3.       O que eu tenho muita curiosidade de saber?
Gostaria de saber o tempo que as empresas concedem para os jornalistas almoçarem ou fazerem algum outro tipo de pausa durante o dia de trabalho. Assim, será possível verificar que tipo de relação existe entre os trabalhadores, se os assuntos divergem dos do ambiente de trabalho, e se as horas destinadas à pausa estão diretamente relacionadas ao seu estado de saúde/psicológico atual.

4.       Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
O ritmo de trabalho do jornalista paulistano está afetando a sua vida social e a sua integridade física e psíquica?

5.       Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a responde-la?

Pesquisa publicada pelo portal Imprensa (“Pesquisador aponta aumento de depressão, assédio e cocaína entre jornalistas”); jornalistas que trabalham na região da Avenida Paulista; empregadores em grandes e pequenas empresas jornalísticas



6.       O que acho que há de especial neste proposta?
Acredito que as relações de trabalho no meio jornalístico hoje (alta produtividade, carga horária excessiva, baixos salários) são questionáveis, na medida em que esse modelo vêm prejudicando a integridade dos jornalistas. Investigar como são os momentos de pausa no trabalho e as relações pessoais dadas nesses momentos é uma contribuição para ampliar a reflexão sobre o tema, pensar  e reivindicar relações de trabalho mais dignas.
  
Qual o foco?
Como antes mencionado, o foco é descrever e questionar as relações pessoais entre aqueles que trabalham como jornalistas na região da Avenida Paulista, durante o curto horário de almoço em restaurantes, lanchonetes ou bares.

Qual o tema?
Trabalho e saúde mental/física

Qual o viés?
O ritmo de trabalho acelerado pode prejudicar a vida social dos jornalistas

Quais as fontes?
Reportagens
Estudos acadêmicos
Jornalistas
Estudantes

Quem são os potenciais personagens?
Jornalistas e estudantes de jornalismo

O que devo pesquisar?
Reportagens e estudos acadêmicos que apontem relações entre o ritmo de trabalho cada vez mais acelerado do jornalista e os prejuízos à sua vida social e saúde 

Um comentário:

  1. Pauta claríssima. Apenas alguns ajustes (talvez): o tema é trabalho; o viés, saúde. Esta pauta pode ter bom resultado tanto com ênfase em vivências (reportagem narrativa) quanto com ênfase no "debate intelectual" (reportagem interpretativa). Avante!

    ResponderExcluir