Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Rafaela Marchetti



Pauta para Reportagem Especial Temática


1.       A pauta consiste em, por meio de observações e entrevistas, falar sobre a homofobia no nosso país. Se diminuiu, e até que ponto as pessoas “aceitam” o casal ou indivíduo homossexual.

2.       Estou propondo-a, pois é uma discussão comum.  Desde o modo de se vestir, de falar, até o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e a adoção de uma criança por eles. São assuntos polêmicos e na maioria das vezes as pessoas acabam demonstrando preconceito ao falar sobre eles.

3.       Tenho muita curiosidade em saber se a homofobia vem realmente diminuindo, ou se as pessoas apenas temem admitir para a sociedade que têm um preconceito. Saber também quem tem mais preconceito, o homem ou a mulher, e se homossexuais temem andar de mãos dadas na rua.


4.       Descobriria o motivo de tantas pessoas serem contra o casamento, a união entre duas pessoas do mesmo sexo.

5.       Observar a reação das pessoas perto de um casal homossexual, e conversar com elas, seriam boas maneiras de descobrir.


6.       Vemos muitas notícias sobre a união entre pessoas do mesmo sexo, sobre a parada gay, sobre ataques a homossexuais, mas nunca vi nada que se aprofundasse nesse assunto.

7.       O foco da pauta é mostrar se as pessoas realmente estão aceitando mais os casais homossexuais, e que tipo de “agressão” sofreram por sua “opção” sexual.


8.       O tema é a homofobia

9.       A abordagem será feita de modo a mostrar tudo o que os homossexuais passam ao lutar por seus direitos, direitos esses que outras pessoas têm, e ninguém contesta.


10.   Casais homossexuais e pessoas comuns nas ruas, para saber o que achariam de ver um casal se beijando em meio à Av Paulista, ou se os filhos se revelassem homossexuais.

11.    Os personagens seriam as vítimas da homofobia.


12.   Notícias sobre ataques a homossexuais e sobre os direitos que eles vêm conquistando com o tempo em todo o mundo.


Rafaela Marchetti - 2ºJOA

Um comentário:

  1. Rafaela, sinto que você está querendo abordar coisas demais. E me parece que o tema é Cultura; o viés, Sociologia (ou Direito). Já o seu foco precisa estar mais claro. Exemplo de um foco mais objetivamente formulado: "casamento gay". A sua pergunta-chave (bem aberta) está ótima. Apenas vou enxugá-la e ajustá-la: O que pensam as pessoas (e instituições) contrárias e favoráveis ao casamento gay? Nesse caso, é uma reportagem interpretativa (ênfase no debate de ideias). Mas você também menciona na pauta um desejo de trabalhar com pessoas que foram vítimas de homofobia. Ótimo também. Mas são duas pautas diferentes, talvez. Pense nisso, se ainda houver tempo. Se já estiver adiantada, não se incomode com meus coments. Vá em frente.

    ResponderExcluir