Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Samanta Esteves Nagem


PAUTA

1-      Reportagem sobre a relevância da participação da juventude em movimentos sociais. Há um discurso que reproduz a idéia de uma juventude passiva e conformista, mas jovens incomodados com a estrutura de exclusão social vigente se articulam em movimentos sociais para mudar o mundo. Quem são eles?



2-      Recentemente, o mundo viu o poder de transformação da juventude com a eclosão da Primavera Árabe e movimentos por ela influenciados. O Brasil passa por uma fase eufórica de economia aquecida e expectativa em relação aos megaeventos. Movimentos estudantis protagonizados pela juventude alertam, porém, para a contradição que isso representa frente à desigualdade social que ainda impera. O que eles tem a dizer?



3-      Há diversos movimentos que questionam a real melhora de qualidade de vida propagada pela mídia e conquistada nos últimos anos de governo e lutam por mudanças estruturais no sistema. Como movimentos sociais e estudantis protagonizados pelos jovens pretendem transformar a realidade sem passar pelas vias institucionais tradicionais?



4-      Qual a importância dos movimentos sociais para o avanço de lutas que são, muitas vezes, barradas pelas barganhas impostas pelo sistema político?



5-      Seria interessante entrevistar estudantes que participam de movimentos sociais e estudantis, como Domínio Público, Rompendo Amarras, Levante Popular, Juntos e UJC (União da juventude Comunista)



6-      A pauta proposta coloca em discussão os caminhos possíveis para que a juventude possa protagonizar de forma efetiva a transformação da realidade de desigualdade social e econômica em que ela se encontra.



7-      PAUTA-  A forma encontrada pelos movimentos estudantis para agir sobre a realidade com o objetivo de transformá-la



8-      TEMA - Movimentos sociais



9-      VIÉS - Mostrar a importância dos movimentos sociais da juventude para o avanço da história na conquista de direitos.



10-        Personagens que sejam protagonistas desses movimentos.

  Carolina Figueiredo Filho/ Marinete – movimento estudantil Domínio Público
  João Pedro Munhoz – movimento estudantil Rompendo Amarras
  Klaus Nunes – UJC (União da Juventude Comunista)


11-   Estudantes universitários que participam de movimento estudantil.



12-   Pesquisar a história dos movimentos estudantis para compreender como a ação de movimentos sociais como estes modificaram o contexto social, econômico e político brasileiro e de que forma influenciam a realidade contemporânea.


Samanta Esteves Nagem - 2º JOA

Um comentário:

  1. Ok, pauta ótima para (1) reportagem temática interpretativa (debate de ideias) ou para (2) reportagem narrativa (vivências de personagens). Faça uma escolha por uma dessas 2 modalidades. Se optar pela segunda, a ênfase tem de estar nos estudantes que participam dos movimentos que vc menciona. Se optar pela outra, a ênfase recairá sobre especialistas/estudiosos. Não tente abraçar o mundo. No mais, apenas calibrando: o seu tema é política; o viés é cultura; o foco/pauta é "movimentos estudantis no século XXI". Abç

    ResponderExcluir