PAUTA:
REPORTAGEM TEMÁTICA
1. Quero propor a seguinte
reportagem temática:
Abordagem acerca do futuro das empresas fornecedoras e/ou distribuidoras
de papel após a chegada dos tablets e do “e-paper”, que, gradativamente, tomam
o espaço dos livros, revistas e jornais, entre outros produtos que utilizam o
papel.
2. Estou propondo-a com
base nos seguintes fatos e/ou percepções:
É muito comum ver, apesar da forte resistência, leitores assíduos
trocando seus livros por um Kindle (leitor portátil de e-books que entra na
família dos tablets) ou lendo textos, notícias e outros pelos seus notebooks ou
celulares e iPads. Além disso, episódios do seriado americano de comédia The Office abordam muito esse tema, por
se tratar de uma empresa distribuidora de papel; em certo episódio, o gerente é
perguntado sobre esta mesma pergunta que motivou a pauta, e fica sem resposta.
3. O que eu tenho muita
curiosidade de saber?
Eu gostaria de saber como essas empresas estão lidando com essa grande interrogação
em seus futuros e se existe algum “Plano B” para a sobrevivência do papel.
4. Se eu fosse começar tudo
por uma pergunta bem aberta, qual seria?
Onde você vê as empresas de papel daqui a 10 anos?
5. Que fontes poderiam me
ajudar a respondê-la?
Qualquer grande companhia de papel como a Ripax ou a Chamex devem
possuir assessoria de imprensa ou staff
designado para este tipo de conversa, então devo entrar em contato com as
empresas diretamente.
6. O que eu acho que há de
especial nesta proposta?
Além de ser uma proposta que me interessa muito, ela trata de um assunto
que toca o âmbito jornalístico, pois o futuro do jornal impresso é um tema
muito discutido ultimamente.
7. Qual o foco?
O foco é em obter respostas (não necessariamente concretas, por se
tratar de um tema aberto) sobre as expectativas de futuro do negócio do papel.
8. Qual o tema?
Empreendedorismo, economia e negócios.
9. Qual o viés?
Reflexivo, abordando uma nova realidade tecnológica que chegou há pouco
tempo e vem deixando a antiga realidade para trás.
10. Quais as fontes?
Além das companhias em si, seria interessante consultar pelo menos um
especialista em mercado com foco nesta área e alguns consumidores de papel,
visando saber o que ainda lhes prende a ele sendo que possuem alternativas como
os tablets.
11. Quem são os potenciais
personagens?
As empresas e os seus consumidores.
12. O que devo pesquisar?
Qual era a demanda de papel 20 anos atrás, 10 anos atrás e nos dias
atuais e as razões pelas quais – caso haja diferenças nos dados – aconteceram
tais mudanças.
Victor Cianci - 2º JOA
Nenhum comentário:
Postar um comentário