Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Victor Cianci


PAUTA: REPORTAGEM TEMÁTICA

1. Quero propor a seguinte reportagem temática:
Abordagem acerca do futuro das empresas fornecedoras e/ou distribuidoras de papel após a chegada dos tablets e do “e-paper”, que, gradativamente, tomam o espaço dos livros, revistas e jornais, entre outros produtos que utilizam o papel.

2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
É muito comum ver, apesar da forte resistência, leitores assíduos trocando seus livros por um Kindle (leitor portátil de e-books que entra na família dos tablets) ou lendo textos, notícias e outros pelos seus notebooks ou celulares e iPads. Além disso, episódios do seriado americano de comédia The Office abordam muito esse tema, por se tratar de uma empresa distribuidora de papel; em certo episódio, o gerente é perguntado sobre esta mesma pergunta que motivou a pauta, e fica sem resposta.

3. O que eu tenho muita curiosidade de saber?
Eu gostaria de saber como essas empresas estão lidando com essa grande interrogação em seus futuros e se existe algum “Plano B” para a sobrevivência do papel.

4. Se eu fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual seria?
Onde você vê as empresas de papel daqui a 10 anos?

5. Que fontes poderiam me ajudar a respondê-la?
Qualquer grande companhia de papel como a Ripax ou a Chamex devem possuir assessoria de imprensa ou staff designado para este tipo de conversa, então devo entrar em contato com as empresas diretamente.

6. O que eu acho que há de especial nesta proposta?
Além de ser uma proposta que me interessa muito, ela trata de um assunto que toca o âmbito jornalístico, pois o futuro do jornal impresso é um tema muito discutido ultimamente.

7. Qual o foco?
O foco é em obter respostas (não necessariamente concretas, por se tratar de um tema aberto) sobre as expectativas de futuro do negócio do papel.

8. Qual o tema?
Empreendedorismo, economia e negócios.

9. Qual o viés?
Reflexivo, abordando uma nova realidade tecnológica que chegou há pouco tempo e vem deixando a antiga realidade para trás.

10. Quais as fontes?
Além das companhias em si, seria interessante consultar pelo menos um especialista em mercado com foco nesta área e alguns consumidores de papel, visando saber o que ainda lhes prende a ele sendo que possuem alternativas como os tablets.

11. Quem são os potenciais personagens?
As empresas e os seus consumidores.

12. O que devo pesquisar?
Qual era a demanda de papel 20 anos atrás, 10 anos atrás e nos dias atuais e as razões pelas quais – caso haja diferenças nos dados – aconteceram tais mudanças.


Victor Cianci - 2º JOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário