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terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Victoria Matsumoto



Pauta: Prostituta, mulher e dona de seu corpo

1.Quero propor a seguinte reportagem temática:
Quero fazer uma reportagem temática sobre quem são essas mulheres, prostitutas, que tomam forma no imaginário popular, transvestem-se com a própria pele e qual é a relação delas com seu corpo e os valores morais atribuídos a ele.

2.  Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
Meu trabalho é baseado em filmes, novelas e ensaios fotográficos (como o de Brassaï, “Paris à noite” e Pep Bonet, “All Imperfect Things: Brazil’s Transsexuals”) e que informações estão trazendo de novo ou reforçando. Pois a prostituição ainda é mal compreendida, personagens fictícias que apresentam este histórico muitas vezes são hostilizadas e acham que por utilizarem seu corpo como ferramenta, isso as torna menos mulheres, menos respeitáveis.

3. O que eu tenho muita curiosidade de saber?
Tenho muita curiosidade em saber quem são essas meninas “à luz do dia”, quando não estão exercendo a profissão, como fica o emocional e o psicológico delas, já que sua profissão é tão marginalizada, como lidam com essa associação de que o quanto uma mulher mostra seu corpo, logo espelha seu caráter (ex: se uma mulher usa a saia muito curta ela automaticamente não presta, é menos valorizada).

4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
O que representa para uma mulher ser prostituta?

5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a repondê-la?
Conversar com as próprias prostitutas, tentar entender melhor o que elas acham do grupo ao qual pertencem. Para isso, entrar em contato com instituições que auxiliam essas meninas, a Rede das Prostitutas, ler o livro Gender And Social Movements, KUUMBA, Bahati. Seria interessante ter um contexto histórico, conversar com um historiador.

6. O que acho que há de especial nesta minha proposta?
Não quero mostrar histórias comoventes e de como é degradante ser prostituta, mas sim a relação entre morais enraizadas, mulheres e seu corpo. Como elas lidam com o preconceito por não usarem seu próprio corpo do modo que a sociedade acha correto e decente.


7. Qual o foco?
A pauta tem como foco entender de que forma as prostitutas encaram seu corpo, diante de todo o preconceito e comercialização com que é visto.

8. Qual o tema?
Comportamento.

9. Qual o viés?
Apresentar prostitutas e seus corpos não como objetos a serem comercializados, mas como mulheres que utilizam de sua estrutura física como ferramenta de trabalho e como elas interpretam isso.

10. Quais as fontes para eu consultar/conversar?
O filme Elles (Malgorzata Szumowska, 2011), L'Apollonide (Bertrand Bonello, 2011), o livro Gender And Social Movements, KUUMBA, Bahati. Conversar com cientistas políticos, entidades que auxiliam prostitutas, a Rede das Prostitutas, entrar em contato com os responsáveis pelo jornal impresso Beijo da Rua, que cuida de assuntos e informações voltadas a prostituição, e com Gabriela Leite, ex-prostituta, criadora da ONG Davida, que defende os direitos das prostitutas e idealizadora da marca DASPU.  Achar personagens na rua, boates, prostíbulos, universidades, nos mais diversificados ambientes, dispostas a dividirem suas experiências.

11. Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)?
Gabriela Leite, ex-prostituta e engajada na luta por direitos dessas profissionais, garotas universitárias que se prostituem para pagar a faculdade, mulheres que não escolheram o “mercado do sexo” por falta de opções, mas sim porque gostam como também aquelas que o fazem por necessidade. Ex-prostitutas que desistiram da profissão: a causa e as consequências deste passado.

12. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Contexto histórico da prostituição, “a mais velha profissão do mundo”, uma média de quantas prostitutas e prostíbulos existem na cidade de São Paulo, os bairros característicos por esta atividade, quanto a prostituição movimenta por ano.

Victoria Matsumoto, 2ºJOA

Um comentário:

  1. Pauta excelente. Ajustes feitos pessoalmente ao final da aula de 3/4 conforme sua solicitação.

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