Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Ana Flávia Bardella


1)     Quero propor a seguinte reportagem temática:
Quero propor uma reportagem temática sobre fãs virtualmente ativos de bandas ou artistas que fazem sucesso atualmente.
2)     Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
Estou propondo-a baseada no movimento das redes sociais (twitter, facebook, tumblr) que parece cada vez mais acentuado, no qual os fãs movem campanhas, tentam se comunicar com os ídolos, conversam entre si e podem se organizar em fã-clubes.
3)     O que eu tenho muita curiosidade de saber?
Tenho curiosidade de saber o que torna alguém “mais” ou “menos” fã de um determinado artista; como nascem as amizades e rixas no espaço virtual e se elas se estendem para o espaço real.
4)      Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
O que é ser fã e como isso se dá na era da tecnologia?
5)     Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a repondê-la? 
Pessoas que se assumem fãs de bandas como One Direction ou Restart, que fazem grande sucesso entre o público jovem, e se mostram presentes no cenário virtual; presidentes de fã-clubes oficiais e membros de grupos musicais que mantém contato por internet com seus fãs.
6)     O que acho que há de especial nesta minha proposta?
Oferecer ao leitor a oportunidade de ver como funciona um grupo com o qual ele provavelmente já esbarrou na internet, mas nunca compreendeu por completo, por divulgar um material restrito a um só público e cheio de peculiaridades.
7)     Qual o foco?
O fenômeno dos fãs nas redes sociais.
8)      Qual o tema?
Comportamento/variedades
9)     Qual o viés?
Entender como os fãs de bandas que estão na mídia atualmente se relacionam com seus ídolos e consigo mesmos no espaço da internet.

10)  Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Fãs de One Direction, Restart ou outras bandas atuais; presidentes de fã-clubes dessas bandas e músicos que façam parte desse cenário.
11) Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)?
Dois ou mais fãs que tenham se conhecido, ou formado um grupo de amigos devido à aproximação virtual através da paixão pelos ídolos; se possível, alguém que tenha sido rejeitado em um determinado grupo e depois aceito em outro; alguém que tenha já tenha sido fã em uma época em que a internet não era tão acessível.
12) O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Devo pesquisar a atuação virtual nas páginas da internet desses fãs e um pouco sobre a 
banda ou o artista de quem eles gostam. 

Ana Flávia Bardella - 2º JOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário