1.
Quero propor a seguinte reportagem temática
Criado há 8 anos, que oportunidades o Youtube
traz para a comunicação, desde webseries
e vloggers famosos a aulas de
Química, Física, Culinária, Educação Sexual e adaptação de clássicos da
Literatura.
2.
Estou propondo-a com base nos seguintes fatos
e/ou percepções
Na última sexta-feira (8/03), o canal Vlogbrothers, criado pelos irmãos John e
Hank Green em 2007, chegou a um milhão de inscritos. Os Green são famosos por
ousar na sua interação com os internautas através do Youtube – o sucesso deles
me chamou a atenção para as possibilidades desse meio.
3. O que
eu tenho muita curiosidade de saber?
O que um canal
precisa para se destacar e conseguir inscritos? Quais os limites trazidos pela
escolha desse veículo? Assim como dizem que os blogs são uma válvula de escape
para a grande mídia, controlada por interesses de mercado, seria o Youtube a
rota de fuga para produtores de conteúdo independentes?
4. Se
fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Que possibilidades
o Youtube trás para a comunicação moderna?
5. Que
fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a repondê-la?
O próprio Hank Green, co-fundador do canal Vlogbrothers; Bernie Su, roteirista
principal da webserie The Lizzie Bennet
Diaries; Mary Kate Wiles e Ashley Clements, atrizes famosas por seus papéis
em webseries; Laci Green, vlogger criadora do canal Sex+. Os livros “The Youtube Reader”, “Youtube
– Online video and partipatory culture” e “YouTube e a Revolução Digital”.
6.
O que acho que há de especial nesta minha
proposta?
O Youtube ainda é
uma das mídias cujo potencial é mais subestimado, principalmente no Brasil. Aqui, ainda pensamos em videoclipes
estranhos ou videos cômicos ou “fofos” virais. Pretendo ampliar a visão que a maioria dos
brasileiros tem da utilidade do Youtube.
7.
Qual o foco?
As possibilidades que o
Youtube trás para a Comunicação
8.
Qual o tema?
Tecnologia
9.
Qual o viés?
Mostrar pessoas que usam o portal oferecido
pelo Youtube de forma inesperada e criativa
10.
Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Pessoas que criaram canais de sucesso no
Youtube (alguns já mencionados no item 5), pessoas que costumam passar mais
tempo assistindo a vídeos online que, por exemplo, vendo TV. Além disso, quem usa esses vídeos na sala de aula ou vida
profissional.
11. O que
preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Novos canais que estiverem ganhando
muitos incritos, webseries que tenham
conseguido sair do eixo Youtube-Tumblr (como Squaresville, que apareceu na revista americana Entertainment Weekly). Livros e teses
sobre a relação do público com o Youtube.
Letícia Dias
– 2ºJoA
Nenhum comentário:
Postar um comentário