Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Letícia Dias


1.     Quero propor a seguinte reportagem temática
Criado há 8 anos, que oportunidades o Youtube traz para a comunicação, desde webseries e vloggers famosos a aulas de Química, Física, Culinária, Educação Sexual e adaptação de clássicos da Literatura.

2.    Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções
Na última sexta-feira (8/03), o canal Vlogbrothers, criado pelos irmãos John e Hank Green em 2007, chegou a um milhão de inscritos. Os Green são famosos por ousar na sua interação com os internautas através do Youtube – o sucesso deles me chamou a atenção para as possibilidades desse meio.

3.    O que eu tenho muita curiosidade de saber?
O que um canal precisa para se destacar e conseguir inscritos? Quais os limites trazidos pela escolha desse veículo? Assim como dizem que os blogs são uma válvula de escape para a grande mídia, controlada por interesses de mercado, seria o Youtube a rota de fuga para produtores de conteúdo independentes?

4.    Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Que possibilidades o Youtube trás para a comunicação moderna?

5.    Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a repondê-la?
O próprio Hank Green, co-fundador do canal Vlogbrothers; Bernie Su, roteirista principal da webserie The Lizzie Bennet Diaries; Mary Kate Wiles e Ashley Clements, atrizes famosas por seus papéis em webseries; Laci Green, vlogger criadora do canal Sex+. Os livros “The Youtube Reader”, “Youtube – Online video and partipatory culture” e “YouTube e a Revolução Digital”.

6.    O que acho que há de especial nesta minha proposta?
O Youtube ainda é uma das mídias cujo potencial é mais subestimado, principalmente no Brasil. Aqui, ainda pensamos em videoclipes estranhos ou videos cômicos ou “fofos” virais. Pretendo ampliar a visão que a maioria dos brasileiros tem da utilidade do Youtube.

7.    Qual o foco?
As possibilidades que o Youtube trás para a Comunicação

8.   Qual o tema?
Tecnologia

9.    Qual o viés?
Mostrar pessoas que usam o portal oferecido pelo Youtube de forma inesperada e criativa

10.                      Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Pessoas que criaram canais de sucesso no Youtube (alguns já mencionados no item 5), pessoas que costumam passar mais tempo assistindo a vídeos online que, por exemplo, vendo TV. Além disso, quem usa esses vídeos na sala de aula ou vida profissional.

11. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Novos canais que estiverem ganhando muitos incritos, webseries que tenham conseguido sair do eixo Youtube-Tumblr (como Squaresville, que apareceu na revista americana Entertainment Weekly). Livros e teses sobre a relação do público com o Youtube.

Letícia Dias – 2ºJoA

Nenhum comentário:

Postar um comentário