Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Dora Anderáos


1. Quero propor a seguinte reportagem temática:
Como o fenômeno de alteração e aumento na frequência de turistas em Ilhabela ocorreu nas últimas décadas, quais foram os fatos que desencadearam tal fenômeno e como isso afeta os moradores (positiva e negativamente).

2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
De poucas décadas para cá, Ilhabela (litoral norte de São Paulo), outrora isolada e de público seleto, tem enfrentado uma superpopulação em feriados e férias principalmente do público das classes C e D. Isso causa trânsito, praias interditadas por sujeira e perda das raízes caiçaras e suas tradições.

3. O que eu tenho muita curiosidade de saber? 
Quais foram os motivos que desencadearam essa alteração e esse aumento de público, como este processo tem ocorrido efetivamente, o que poderia ser feito para amenizar os seus efeitos na cidade, o que os caiçaras e moradores antigos pensam de tal alteração, o que os donos de comércios pensam de tal alteração e quais são as previsões para o futuro de Ilhabela.

4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Porque Ilhabela tem ficado tão lotada e confusa em épocas festivas? Há uma saída para este desconforto?

5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la? 
Livro “Ilhabela” de Ricardo Anderáos, Prefeito de Ilhabela Toninho Colucci, Secretário de Turismo de Ilhabela Harry Finger, site da Prefeitura Municipal de Ilhabela (www.ilhabela.sp.gov.br), guia online do litoral norte (www.navegalitoral.com.br/noticias-ilhabela.html) e moradores que viveram a alteração (especialmente donos de comércios, caiçaras e moradores antigos para poder ilustrar ambos os lados).

6. O que acho que há de especial nesta minha proposta?
Acredito que como tal alteração ocorreu recentemente, seria uma pauta inovadora. É especial por ser escrita por uma ex-moradora da região e por ouvir ambos os lados da questão. Além disso, chama a atenção dos próprios turistas aos danos que eles causam às regiões que frequentam e pode provocar uma melhoria.

7. Qual o foco?
O turismo prejudicial e os impactos sociais que ele pode trazer apesar de ser a mais importante atividade econômica da região.

8. Qual o tema?
Sociedade.

9. Qual o viés?
Turismo e Comportamento.

10. Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Moradores de Ilhabela, Prefeito de Ilhabela, Secretário de Turismo de Ilhabela.

11. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Os censos populacionais da cidade nas últimas décadas, as previsões para a região no futuro e as medidas da Prefeitura de Ilhabela quanto ao crescimento desenfreado do turismo.

Dora Anderáos – 2º JOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário