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terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Pedro João de Camargo

1 – Frequentado, em sua maioria, por jovens descolados, o B.Luxo e o Minha Avó Tinha parecem ser os principais responsáveis do revival do hábito de se comprar em brechós. Minha proposta de pauta consiste em descobrir, a partir de suas história, como eles atingiram o seu auge.

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2 – O consumo de roupas e peças de antiquário tem aumentado nos últimos anos entre os jovens aqui em São Paulo. Com isso, surgem estabelecimentos preparados para atender especificamente a demanda desse público-alvo, conectado nas redes sociais e antenado com o que acontece no mundo.

3 – Minha maior curiosidade é saber como foi que esse público-alvo chegou até o B.Luxo e ao Minha Avó Tinha. Gostaria de tentar traçar um perfil de cliente desse brechó. Quem ele é, o que ele faz, e o que o leva a comprar roupas usadas? Queria tentar descobrir a razão pela qual um jovem adaptado à velocidade da internet gasta seu tempo garimpando brechós em tardes ociosas.

4 – Se fosse para responder uma pergunta bem aberta, creio que seria essa: por que os brechós estão fazendo sucesso entre os jovens atualmente?

5 – Gostaria de usar como fontes diversos clientes dos dois estabelecimentos, bem como os proprietários de cada um deles. Editores de moda de publicações especializadas que também tiveram papel importante na divulgação e disseminação na cultura de brechó. Talvez conversar com o historiador João Braga, especializado em História da Moda, seja também propício.

6 – Minha proposta é especial porque está mostrando o crescimento de um nicho de mercado, em geral, abordado muito superficialmente pela grande mídia. Aqui, o intuito é fazer uma análise mais aprofundada do assunto, mostrando a realidade dessa nova clientela de brechós de uma maneira diferente.

7 – O foco desta pauta é entender qual o perfil dessa nova clientela jovem e crescente que na era da velocidade digital, decide comprar roupas de uma maneira que demanda tempo e dedicação e as razões pelas quais ele age dessa forma a partir do estudo do caso de dois brechós paulistanos, especificamente, o B.Luxo e o Minha Avó Tinha.

8 – O tema é economia, comportamento e moda.

9 – A abordagem da matéria levará muito em consideração os depoimentos apurados e focará em entender o comportamento desse novo tipo de consumidor de moda.

10 – Os proprietários dos principais brechós, uma grande quantidade de clientes desses lugares, estudantes de moda, jornalistas especializados na área, historiadores de moda, entre outros.

12 – Preciso pesquisar por todas as principais publicações de moda para encontrar a forma como os produtos de brechó são mostrados. Fazer isso em todos os tipos de mídia, do impresso às redes sociais. Acompanhar também as publicações feitas pelos próprios brechós que possuem páginas na rede, entre outras mídias.

Pedro João de Camargo – 2ºJOA

Um comentário:

  1. Pedro, a sua pauta está bem elabarada. Avante! Qq duvida, me acione. Outro assunto: por favor, providencie o seguinte para o blog:
    1) No “Quem somos”, coloque este texto:
    Blog do segundo ano (turma A) de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero orientado pelo prof. Sergio Vilas-Boas, responsável pela disciplina “Jornalismo Básico 2″, com ênfase em reportagens especiais.
    2) Crie um link na pagina http://serendipitosos.blogspot.com no qual eu possa clicar e entrar com meu usuário/senha. Estou tendo dificuldades de administrar tantos links, tantas contas, etc. São 5 turmas (4 de grad e 1 de pós) e contas wordpress, blogger, google etc. Pode ser?
    Att
    sergio

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