Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Thais Sans Varela



Sugestão de pauta: Fast-fashion em ação


1- Gostaria de propor uma pauta que aborde como o mercado de moda lida com as fast-fashions. A abordagem especificaria como as fast-fashion brasileiras criam suas tendência, as implantam e como as cadeias estrangeiras se adaptam aos consumidores brasileiros.

2- Estou propondo-a, pois com a uniformização das tendências de moda e o alto preço das marcas famosas, as grandes cadeias de lojas passaram a ocupar um notável pedaço do mercado fashion brasileiro. No ano passado o Brasil recebeu uma grande cadeia internacional (Topshop) e teve a consolidação de uma nova fast-fashion nacional (284).

3- Gostaria de saber como as tendências que serão lançadas são escolhidas e como é feito a direção dos públicos alvos de cada coleção (nos últimos anos as fast-fashion nacionais mais populares – C&A, Renner, etc - passaram a fazer associações com estilistas famosos compradas pelas classes com mais poder aquisitivo).

4- De que maneira as fast-fashion criam as tendências que serão lançadas e como escolhem a que público serão dirigidas.


5- As fontes seriam as assessorias de imprensa das grandes fast-fashion, ibope, parte comercial de revistas e assessoria de marcas que fizeram parcerias com as fast-fashion.

6- Acredito que o especial na minha proposta é esclarecer como são escolhidas e implantadas as tendências das fast-fashion e a maneira como a divulgação é escolhida para cada público.


Qual o foco? O foco é a implantação das tendências das fast-fashion no Brasil, a maneira como ela é feita e divulgada.

Qual o tema? A escolha das roupas produzidas nas cadeias de lojas e por que.
Qual o viés? Lojas fast-fashion.
Quais as fontes para eu consultar/conversar? Assessorias de imprensa (C&A, Topshop, 284, Renner...).
Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)? Não é narrativa.

O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado? Matérias sobre a produção dessas lojas, especialistas na área de comércio fashion e os responsáveis pela venda e divulgação das marcas.


Thais Sans Varela - 2º JOA

Um comentário:

  1. Pauta clara e bem formulada. Apenas pra você se orientar: Tema: Moda; viés: negócios; foco: "a implantação das tendências das fast-fashion no Brasil (a maneira como é implantada e divulgada). Avante!

    ResponderExcluir