Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Débora Fiorini


Atividade de Jornalismo Básico II - “Pauta para reportagem especial”


1)      Quero propor a seguinte reportagem temática:
O parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como “parque Trianon”, abriga um espaço arborizado de convivência em plena selva de concreto que é a Av. Paulista. A ideia é estudar o local, sua história (que começou em 1892), e principalmente quem são os frequentadores do parque e como o utilizam.

2)      Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções:
A primeira vez que visitei o parque fiquei impressionada, pois ele destoava muito do resto da paisagem que compunha a Av. Paulista. Abriga várias espécies de árvores, esculturas, equipamentos para esporte, playground e muitos bancos. Ao utilizá-lo como rota diária para ir à faculdade, pude me deparar com diversas situações curiosas que acontecem lá dentro. Essas impressões serão as bases para me aprofundar nas histórias que o local acumula, assim como nos personagens que o visitam.

3)      O que eu tenho muita curiosidade de saber?
As histórias de quem utiliza o parque. Quem são aquelas pessoas? Onde moram, o que fazem da vida? E quando vão ao parque Trianon, fazem o que lá dentro? Há pessoas que dormem, discutem, desenham, praticam ioga, e até mesmo se depilam! Além disso, gostaria de saber mais como um espaço verde tão antigo ainda permanece no meio dos arranha-céus que tomam conta de São Paulo.

4)      Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
O que existe dentro do Parque Trianon?

5)      Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la?
As principais fontes seriam as pessoas que usam o parque durante os dias da semana. A ideia é questioná-las sobre o parque e sobre suas vidas. Como ambos se relacionam. Funcionários do local também são excelentes fontes, assim como pessoas que trabalham próximo ao parque, como donos de bancas de jornal, faxineiros, policiais, etc. Para descobrir um pouco mais da história, sites podem ser usados ou até mesmo artigos que já tenham sido produzidos sobre o parque.

6)      O que acho que há de especial nesta minha proposta?
O que torna os locais interessantes são as pessoas que o frequentam, que fazem parte dele. É um aprendizado saber escutar o que as pessoas têm pra contar. Em um espaço em que se vê (quase de) tudo, provavelmente não sou só eu que me pergunto o porquê daquelas situações.
7)      Foco:
Conhecimento dos visitantes do parque Trianon e para que utilizam o lugar.
8)      Tema:
Comportamento e cultura
9)      Viés:
Histórias pessoais, reflexões, curiosidades.
10)  Fontes:
Pessoas que têm contato com o parque.

11)  Potenciais personagens:
Provavelmente algumas pessoas com depoimentos extremos. Por exemplo: alguém que utiliza o parque apenas como atalho e alguém que usa para refletir sobre a vida.
12)  Estudos/informações:
O principal meio de estudo para essa pauta é a observação constante do local e de seus arredores, assim como dos personagens que ilustrarão a matéria. E depois a conversa, o contato direto.

Débora Fiorini – 2º JO A

Nenhum comentário:

Postar um comentário