Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Jéssica Tabuti


Pauta Reportagem Temática                Jornalismo Básico II

1. A precariedade no sistema de educação do Brasil leva pessoas a vários destinos, um deles é a criação de um “negócio próprio”. Minha proposta é conhecer os vendedores ambulantes de doces, salgados e outros produtos nas principais ruas da cidade de São Paulo e mostrar como eles chegaram onde estão.

2. Quero encontrar um ponto em comum, algum fator que os tenha influenciado a se tornarem vendedores ambulantes, como deficiência no ensino, problemas familiares, facilidade em iniciar esse tipo de comércio ou falta de impostos e burocracias.


3. Minha curiosidade é conhecer o tipo de vida deles, os perigos que enfrentam, quantas pessoas na família têm que sustentar, se sobrevivem apenas com a renda da venda ambulante ou se têm outros empregos. Gostaria de analisar o perfil desses vendedores.

4. Quando você decidiu se tornar um vendedor ambulante?

5. Os vendedores ambulantes seriam a minha principal fonte. Mas para analisar o outro lado, gostaria de usar a polícia, que muitas vezes tem que apreender os produtos falsificados, os consumidores desses produtos e pessoas em geral, para descobrir a opinião da população.

6. Essa proposta evidencia um problema social no Brasil, que engloba a educação, o mercado de trabalho e o contrabando, além de incluir um congestionamento nas ruas e calçadas onde se encontram. Com essa pauta, quero destacar as deficiências estruturais que influenciam na formação de vendedores ambulantes.

7. O foco dessa pauta é encontrar um fator em comum que tenha influenciado as decisões dos vendedores ambulantes.

8. Comportamento

9. A influência das estruturas brasileiras no surgimento de vendedores ambulantes.

10. Os vendedores ambulantes, a Polícia Militar, consumidores e clientes.

11. Os personagens são os próprios vendedores.

12. Preciso estudar os principais espaços ocupados pelos vendedores e pesquisar sobre projetos alternativos para esse tipo de comércio.

Jéssica Tabuti  -  2ºJOA        

Um comentário:

  1. Jéssica, antes de responder ao seu email de 29/3, é importante dizer que a sua pauta, tal como está expressa acima, é muito interessante. Vc tem clareza quanto ao "grupo" com o qual pretende trabalhar e a sua curiosidade é bastante jornalística. A pergunta-chave também é clara e respondível. Apenas alguns ajustes (baseado nas impressões que tive ao ler a sua pauta): o tema é Economia; o viês é Cultura (ou Trabalho); o foco: vendedores ambulantes. No mais, acho que vc não deve misturar polícia com isso. Pode falar com os ambulantes sobre as relações deles com a polícia, mas não deve ouvir policiais. Não é o caso. Não cabe. Vc também não precisa ir fundo nos grupos "consumidores" e "clientes" porque são muito "intangíveis" (difíceis de aprofundar). Outra coisa: não tente abraçar o mundo. Escolha uma rua ou avenida para descobrir os seus personagens (vendedores ambulantes). Agora sim, respondendo ao seu email: a sua proposta de mudança de pauta não é boa. Vai te roubar tempo e energia, sem necessidade. Além do mais, a questão das "bancas de jornais" está sendo abordada por outros alunos. Vc conseguiria manter a sua proposta, agora calibrada por mim neste post? Att.

    ResponderExcluir