Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Vinicius Pessoa


1-     Nos últimos anos, muitos alunos da rede pública têm conseguido concluir seus estudos no ensino Superior. A ideia da pauta é contar quais as dificuldades e as maiores mudanças para esses estudantes.
2-     Muitos dos meus amigos saíram de casa para estudar. Tenho amigos que saíram de cidades com 3000 mil habitantes e hoje moram em Curitiba ou Belo Horizonte. Para todos eles, houve um período de adaptação. Inclusive eu demorei alguns meses para me adaptar em São Paulo.  Os meios de transporte, as viagens de ida e volta são longas e nem sempre é possível voltar com freqüência, isso também é um problema. 
3-     Como é viver em uma cidade universitária. Algumas cidades no interior de Minas Gerais têm sua economia baseada nos estudantes que vêm de fora. Alguns exemplos são Viçosa e Alfenas. Além disso, cozinhar, lavar a roupa e passar tempo sozinho são questões bastante complicadas para alguns. Quais são as saídas mais criativas dos universitários para contornar essas dificuldade?
4-     Por que você decidiu começar uma faculdade?
5-     Estudantes universitários de várias faculdades e extratos sociais. Principalmente os que estudam nessas cidades que têm a economia baseada no dinheiro que vem dos estudantes.
6-     A pauta é especial por ajudar os vestibulandos a como enfrentar essas dúvidas que sempre surgem na hora de escolher uma faculdade e poder encorajá-los a sair da zona de conforto e abraçar a vida universitária.
7-     O foco é entender como os alunos lidam com dinheiro, qual o padrão de consumo e comportamento deles.
8-     Economia. Um texto voltado para jovens que tenham interesse em se mudar, mas não saibam como agir com pouco dinheiro disponível.
9-     O viés explica como a nova realidade social do Brasil e os novos planos de financiamento colocam o jovem na faculdade, mas não dão tanto apoio para mantê-lo no ensino superior.
10-  Entrevistar economistas domésticos, estudantes e moradores de cidades universitárias que possam explicar de modo simples quais seriam as melhores maneiras de poupar dinheiro e organizar a vida financeira sem ficar no vermelho e ainda poder se divertir gastando pouco no final do mês.
11-  Universitários que tentam organizar a vida e lidam com as dificuldades econômicas e sociais de morar sozinho e estudar fora de casa.
12-  Principalmente entrevistas com pessoas que já passaram pela experiência e profissionais que possam falar sobre economia doméstica.

Vinicius Pessoa, 2ºJoA




Um comentário:

  1. Ótima ideia. Eu apenas mudaria a pergunta-chave para "sua vida mudou?". Tente escolher uma (apenas uma) "cidade universitária". Tenha como objetivo apenas "compreender como os estudantes recem-chegados à cidade universitária X se viram". Trata-de de uma reportagem baseada em vivências (personagens). Selecione apenas uma fonte oral sobre "cidades cuja economia gira em torno dos estudantes". Conheci uma em dezembro: Viçosa (MG). Avante!

    ResponderExcluir