Resgatando alguns assuntos que abordamos nas últimas 3 semanas, em sala.
Definida a sua pauta, trace planos: defina um cronograma, uma lista
de prioridades, um “passo a passo” para a produção.
Pesquisas
históricas, de contextualização, de esclarecimento, etc.: ah, tudo
isso é imprescindível. Demonstre repertório/domínio do que está
falando.
Descubra e entenda as ideias e/ou vivências dos
seus personagens (caso a sua reportagem se encaminhe mesmo para a modalidade narrativa).
Não saia a campo com certezas.
Comporte-se como
quem, em princípio, sabe pouco sobre o tema/assunto escolhido
(mesmo que você o domine). Comporte-se como
“uma criança curiosa”.
Desprograme-se: não prejulgue, não
preconceitue, não demonize, não santifique, não idealize.
A idealização é uma desgraça para o jornalismo.
Em vez de ficar pensando em ética por meio de
raciocínios estreitamente binários (o que posso e o que não posso), lute
contra a idealização. Este é o caminho. Por quê? Porque as
pessoas/assuntos são o que são; e que assim sejam.
Não tente fazer com que a realidade se encaixe nos seus parâmetros. Você é quem tem de se encaixar na realidade.
Para
isso é preciso maleabilidade, criatividade e movimento. Quem não se
move, não se arrisca; quem não se arrisca, não tem dúvidas; quem não tem
dúvidas, não pode estudar/praticar jornalismo.
Confie em
si mesmo. E lembre-se: todo aprendizado pressupõe algum
desconforto, confusão, dúvida etc. Mas compensa.
Não
se esqueçam de conversar com os professores Helena e Toshio sobre a
produção de suas respectivas reportagens individuais temáticas. Os dois
estão cientes da criação dos blogs e da necessidade de orientá-los sobre
fotografia e design.
Tamanho da reportagem: até 12 mil caracteres (contando os espaços).
Data final para postar a reportagem especial
temática do 1º bimestre neste Blog: 11 de abril.
Não espere o meu feedback de aprovação
"certinha" da pauta. Há 200 pautas para discutir. Isso é humanamente
impossível de ser feito de forma totalmente personalizada.
Mas há espaço durante as aulas para discutirmos problemas referentes à produção.
Alguns deles remetem ao problema da
"pauta confusa" ou da "dificuldade de escolher" ou da "incapacidade
pessoal de tomar uma providência, criar a seguir em frente").
Além disso, tenho atendido demandas encaminhadas por email (sergio.mail3@gmail.com).
Simplesmente mova-se: faça acontecer. Ou... Nada acontecerá.
Abraços
Sergio
sergio.mail3@gmail.com
Quero fazer esse curso! ;-)
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