Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

Pauta Temática 1 - Ana Paula Sanches


1 - Quero propor a seguinte reportagem temática: 

Quero falar sobre o individualismo na cidade de São Paulo, enfatizando a atual tendência que as pessoas, especialmente das gerações Y e Z, têm de morar sozinhas e o impacto que isso tem sobre as áreas sociais e urbanas.

2 - Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções. 

Podemos facilmente perceber o aumento do número de carros que circulam (ou tentam circular) nos horários de pico em São Paulo, e o que é mais surpreendente é a sua ocupação: a maioria tem apenas um ocupante – no caso, o motorista. O mercado imobiliário também tem como clientela jovens profissionais, que querem a liberdade de morar sozinhos. Mas será que a cidade tem condições de lidar com essa nova realidade?

3 - O que eu tenho muita curiosidade de saber? 

Saber os números desses mercados (imobiliário e automotivo) que demonstram racionalmente essa mudança social, bem como os projetos (ou ausência de) que visam melhorias nas políticas de espaço público a fim de minimizar os impactos negativos. Também gostaria de entrevistar alguns desses jovens para saber os motivos que os levaram a ansiar tanta independência.

4 - Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria? 

Por que os jovens profissionais de hoje buscam ter vidas tão independentes?

5 -  Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la? 

Acredito que estudar as gerações Y e Z me ajudariam bastante a entender os porquês dos seus comportamentos, bem como conversar com pessoas dessas gerações e entrevistar, além delas, gestores de políticas públicas e de meio ambiente para ter informações sobre a capacidade estrutural da cidade.

6 - O que acho que há de especial nesta minha proposta? 

A proposta aborda um tema que, embora seja bastante atual, parece ficar um pouco de lado nos debates: todos sabem que a cidade está cada vez mais caótica, que as construtoras parecem levantar prédios até mesmo em espaços mínimos, mas poucos são os que buscam entender as causas disso.
7 - Qual o foco?  

A relação “cidade estrutural ‘versus’ mudanças comportamentais”.

8 - Qual o tema? 

Sociedade.

9 - Qual o viés?  
Espaço público.


10 - Quais as fontes? 
Pesquisas através de leituras sobre as gerações em foco e entrevistas com os elementos já citados.


11 - Quais são os potenciais personagens? 
Os indivíduos das gerações Y e Z e a própria cidade.

12 - O que devo pesquisar? 

Os motivos das mudanças comportamentais e os resultados delas.

Ana Paula Sanches - 2ºJOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário