Pages

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pauta Temática 1 - Paula Comassetto - Mudança


1.Quero propor a seguinte reportagem temática 3 linhas
Quero propor uma reportagem sobre a esclerose múltipla, uma doença que atinge milhões de pessoas, a maioria adquire a doença ainda jovens. A reportagem pretende mostrar mais informações sobre o assunto e como os portadores e a família lidam com isso.
2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções 5 linhas
Estou propondo este tema porque é um assunto muito delicado tanto entre aqueles que possuem a doença, para os que convivem com essas pessoas e para os que têm preconceito, pois os portadores são tidos como esclerosados e excluídos da sociedade como indivíduos incapazes de lidar com o dia a dia e com os problemas da doença. Pretendo esclarecer a todos que podem ter uma vida normal.
3. O que eu tenho muita curiosidade de saber? 5 linhas
Tenho muita curiosidade em saber quais são as causas da doença, porque ela atinge pessoas mais novas, geralmente entre 20 e 40 anos, o que os portadores fazem para lidar com a doença, quais são os possíveis tratamentos, quais são as dificuldades em lidar com os portadores quando em surto da doença, quais são os sintomas, a doença tem diferentes estágios, se descoberta cedo pode ter cura?
4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria? 2 linhas
O que é a esclerose múltipla e é correto dizer que uma pessoa portadora da doença é esclerosada?
5. Que Fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la? 4 linhas
Materiais médicos como livros e teses sobre o assunto; pessoas portadoras da doença, uma que adquiriu a doença na adolescência e outra que a adquiriu quando adulta; familiares para falar de como é a convivência com os doentes e como tratá-los; médico para responder algumas dúvidas, como são os tratamentos, como descobrir.
6. O que acho que há de especial nesta minha proposta? 3 linhas
Não é uma doença a qual temos muitas informações, ela geralmente se manifesta em pessoas ainda jovens, até os 40 anos, com uma vida toda pela frente, daí a importância em saber mais sobre o assunto.
7. Qual o foco?
Como essas pessoas lidam com uma doença tão degradante.
8. Qual o tema?
Viver com esclerose múltipla.
9. Qual o viés?             
Esclarecimento da esclerose múltipla.


10. Quais as fontes para eu consultar/conversar?
Duas pessoas com a doença, uma que adquiriu a doença na adolescência e outra que a adquiriu quando adulta; familiares para falar de como é a convivência com os doentes e como tratá-los; um médico para responder algumas dúvidas, como são os tratamentos, como descobrir.
11. Quem seriam os potenciais personagens (se a reportagem for da modalidade narrativa)?
Portadoras da doença e pessoas que convivem com elas.
12. O que preciso pesquisar/estudar para me manter informado?
Livros sobre a doença, matérias sobre o assunto,blog.

Um comentário:

  1. Bem mais interessante (jornalisticamente) que a sua pauta anterior. Espero que seja exequível no prazo que vc tem. Avante!! Sobre a pergunta-chave (bem aberta), melhor assim: "como é o cotidiano de portadores (e familiares de portadores) de esclerose múltipla. Abç

    ResponderExcluir