Pages

sábado, 20 de abril de 2013

Reportagem temática - Karina Goto


O quadrinho em 2013
O que este ano promete para a divulgação das histórias em quadrinhos nacionais e internacionais

Karina Goto




Há pelo menos meia década, o mercado brasileiro de quadrinhos tem sofrido alterações perceptíveis. Novos incentivos podem ser vistos, tais como o Plano Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que a partir de 2006 passou a receber quadrinhos para a distribuição em bibliotecas escolares. Desde 2007, há um edital do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) que oferece uma verba para a produção de quadrinhos nacionais. Editoras tradicionais estão criando selos de quadrinhos e novas editoras especializadas estão surgindo. Houve uma transição entre o quadrinho de banca para as livrarias, na qual a revista foi adaptada para o formato livro e aconteceu também a expansão das chamadas graphic novels. Os artistas independentes estão cada vez mais presentes, aumentando o número de publicações, e utilizando a internet como ferramenta de publicação. Impressos vão para a internet e o movimento contrário também é válido. O mercado brasileiro vem se expandindo, mas ainda está longe de competir com os mercados franco-belga, norte-americano e japonês, cujas tiragens passam das casas dos milhões.
Os festivais de quadrinhos estimulam a produção independente, incentivam o público leitor e estão cada vez mais presentes no Brasil. Prova disso é a vinda de convidados internacionais para essas convenções, o número de visitantes aumenta consideravelmente a cada edição, autores esperam os festivais para lançarem suas publicações, coletivos de quadrinistas são criados durante esses eventos.
Para o jornalista de quadrinhos Érico Assis, "a palavra-chave dos festivais é 'contato'. É o contato dos leitores com os quadrinistas, dos aspirantes com as editoras, dos próprios quadrinistas com os próprios quadrinistas, do público com os quadrinhos que até então não conhecia. [...] Desse contato também surgem muitas discussões interessantes, produtivas, entre quem participa. São bons estímulos. São que nem reações químicas: o contato que deflagra alguma coisa. O panorama dos quadrinhos no Brasil certamente se beneficia dos contatos que os festivais proporcionam."
O destaque maior de 2013 vai para o FIQ, maior festival brasileiro de quadrinhos. O eixo sudeste-sul é abastecido com o FestComix, o Ugra Zine Fest, o Brasil Comic Con em São Paulo, com a FIQ, em Belo Horizonte (MG) e o Multiverso ComicCon (RS), e o nordeste é representado pelo Top! Top! (PB). Abaixo uma descrição dos festivais que vão acontecer durante este ano:

FIQ

O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) nasceu no ano de 1991, quando Roberto Ribeiro, diretor da Editora Casa 21 criou a Bienal de Quadrinhos. A Bienal mudou de sede em 1997, saindo do Rio de Janeiro e migrando para a cidade de Belo Horizonte. Já em 1999, o evento passou a se chamar FIQ e vem acontecendo até os dias atuais. "Acho que é o único festival de quadrinhos tão antigo assim aqui. Hoje temos dezenas de pequenos eventos, mas são todos bem mais novos", afirma Daniel Werneck, um dos organizadores do FIQ .
O evento é gratuito e conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, com o patrocínio cultural da Oi Futuro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Grandes nomes do quadrinho nacional como Angeli, Mozart Couto, Lourenço Mutarelli, Júlio Shimamoto e Mauricio de Sousa fizeram parte dos convidados de honra do festival. Entre os artistas internacionais que já compareceram ao FIQ estão o britânico David Lloyd, ilustrador de V de Vingança e os franceses Frédéric Boilet, de O Espinafre de Yukiko, e Cyril Pedrosa, autor de Três Sombras. Além disso, o FIQ já homenageou a França, Itália e Espanha, Japão e Coreia do Sul e Argentina.
Segundo o site Bleeding Cool, o FIQ é a maior convenção de quadrinhos da América e contou com 148 mil visitantes na edição mais recente. Com isso, em 2011, superou o público das convenções norte-americanas San Diego Comic-Con (130 mil pessoas) e New York Comic Con (105 mil pessoas). De acordo com Werneck, "nenhum evento do Brasil, por enquanto, chega perto desse volume de gente. É um local enorme, com dezenas de stands e centenas de artistas, entre convidados e visitantes."
Em 2013, a oitava edição acontece na Serraria Souza Pinto entre os dias 13 a 17 de novembro. Durante a premiação do 24º Troféu HQMIX, Afonso Andrade, curador do FIQ, anunciou em primeira mão que Laerte seria o convidado de honra. Foram divulgadas prévias de algumas artes da exposição Ícones dos Quadrinhos, na qual cem quadrinistas mundiais reinterpretam os cem principais personagens dos quadrinhos com desenhos inéditos. Há também a Exposição infantil, primeira exposição voltada para crianças e jovens com curadoria colaborativa. Até o momento os quadrinistas internacionais confirmados são George Pérez, Klaus Janson, Sean Gordon Murphy e Dave Johnson.
O mineiro Adriano Augusto enfatiza a importância do FIQ para a expansão dos contatos profissionais: "sem o FIQ eu jamais teria conhecido os agentes e jamais teria participado de títulos como colorista no mercado americano de quadrinhos. É um evento fantástico que dá grandes oportunidades para os artistas conseguirem os contatos necessários para entrar nesse ramo." Outros atributos deste festival são os de que ele promove a cidade, chama a atenção do público exterior, possibilita encontrar quadrinhos de difícil distribuição e independentes, atende a todos os públicos de diversas faixas etárias, mostra como funciona o mercado internacional, garante a troca de ideias e informações, resume os dois últimos anos das publicações, traz profissionais de todo o país. Fica clara a importância de vitrine, abrindo espaço para o quadrinho mineiro e de novos talentos. Herbert Berbert dá seu depoimento: "fui na Gibicon e fiquei maravilhado em conhecer pessoalmente muitos [quadrinistas] e ver a simpatia e satisfação deles. Depois disso, fui em outros eventos, conheci o Mauricio de Sousa e não consegui parar mais. [...] O FIQ vai ser o início da concretização do meu sonho, onde vou me apresentar não mais como um grande fã, mas sim como um profissional iniciante na área de quadrinhos e ilustração. Pretendo levar meu portfólio e meu primeiro trabalho e agradecer aos amigos."
Durante a edição de 2011, Sidney Gusman, responsável pelo Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções, anunciou o lançamento da linha "Graphic MSP", uma série de graphic novels com os personagens da Turma da Mônica. Segundo Gusman, "anunciar no FIQ foi uma maneira também de prestigiar o evento. No Brasil, as editoras não dão a devida importância aos festivais, como rola lá fora. É um momento perfeito para esses anúncios, pois há um enorme número de fãs no local e online antenados." O quarto volume da Graphic MSP, que contará a história de Piteco, será lançado no festival deste ano.

Fest Comix

O Fest Comix é um dos maiores eventos de quadrinhos e mangás do Brasil. Ocorre no final de outubro na cidade de São Paulo. Realizado pela livraria Comix, o festival apresenta palestras com nomes internacionais e nacionais dos quadrinhos, tem sessões de autógrafos, além de concursos de cosplay e seu principal atrativo são os milhares de itens com desconto. A vigésima edição que acontece neste ano ainda não foi divulgada.

Brasil Comic Con

A Yamato Comunicações anunciou a criação de um evento voltado aos quadrinhos: o Brasil Comic Con. A primeira edição fará parte do especial de dez anos do Anime Friends e a Yamato ainda está em fase de negociação com os artistas. O evento acontece entre os dias 11 a 14 e de 18 a 21 de julho no Campo de Marte.

Multiverso ComicCon

Criado pela Multiverso Produtora, o Multiverso ComicCON se encontra em sua terceira edição. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, em Porto Alegre. Os artistas confirmados são Cris Peter, Eduardo Damasceno, Eduardo Spohr, Estevão Ribeiro, Rogê Antônio, Daniel HDR, Gabriel Bá e Fábio Moon.

Rio Comicon

A terceira edição do Rio Comicon estava prevista para ocorrer em 2012, mas foi adiada para 2013 por causa de dificuldades com o patriocínio e investimentos culturais. Até agora nenhuma outra informação foi divulgada.

Ugra Zine Fest

O Ugra Zine Fest, festival dedicado às publicações independentes, aos fanzines, quadrinhos e ao movimento “faça você mesmo” chegou a sua terceira edição em 2013. Durante os dias 6 e 7 de abril, no Centro Cultural São Paulo, o público conferiu exposições, assistiu a exibição de um filme, participou de oficinas, palestras e debates. Além disso, na entrada da biblioteca havia uma feira de venda e troca de zines e materiais do gênero. Para Douglas Utescher, criado do Ugra, "a nossa ideia é constituir um espaço para o quadrinho independente. O foco do Ugra abrange todas as publicações independentes e o quadrinho tem grande espaço".

Top! Top!

A segunda edição do Top! Top! será realizada nos dias 6 a 8 de dezembro e acontece na cidade de João Pessoa. O Top! Top! Contará com uma exposição em homenagem aos cinquenta anos dos quadrinhos paraibanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário