De repente Fast
Fashion
A nova mania do
mercado fashion são as cadeias de lojas que possuem dentro de uma coleção
Por Thais Varela
A moda, assim
como tudo ao nosso redor, passou por diversas fases. Se no passado as grandes
maisons reinavam soberanas, nos dias de hoje o sucesso se concentra nas lojas
fast fashion. Essas gigantes do mercado fashion passaram a ter suas peças
desejadas pelas mais diferentes pessoas ao redor do mundo, o que nos faz
refletir sobre como isso acontece.
Curiosamente,
o segredo do sucesso desse modelo de negócio está inteiramente nas mãos dos
consumidores, sim na minha a e na sua. O árduo estudo de mercado feito pelas
fast fashion acompanham diariamente a respostas das clientes e seus desejos,
não existe uma coleção fixa a cada temporada, as gigantes desse ramo produzem
peças quinzenalmente e, muitas delas, não estavam nem planejadas no início, são
introduzidas devido ao apelo dos consumidores.
As
vantagens são muitas e demonstram o porquê do sucesso mundial desse formato.
Além do preço que se adéqua muito mais a nossa realidade financeira, o rápido
volume de reposição de peças e novidades, as cadeias de loja exploram um nicho
do mercado fashion que teve seu boom com a popularização da internet e, no
qual, as marcas tradicionais não conseguiram acompanhar a rapidez, a hibridez
da moda.
Cada uma
das milhões de mulheres no mundo têm seu próprio estilo e sua maneira de se
expressar pela moda. A cultura, características físicas, clima e diversas
outras questões influenciam nosso estilo e até dentro de um mesmo país a
diversidade impera nesse quesito. Longe de ser um problema, a delicia de se ter
várias maneiras de pensar e vestir em um mesmo território causam algumas
dificuldades, como uma marca consegue se adaptar a mesma mulher que mora no
extremo sul do país e no nordeste por exemplo?
Ao
responder essa pergunta temos o segredo do sucesso de uma loja fast fashion. A
revolução feita pelas cadeias de loja sobre a pesquisa e a adaptação das
tendências dos desfiles de semanas de moda e de grandes estilistas para o
estilo nacional e mais, para o estilo regional de cada mulher, fizeram com que
grande parte das consumidoras se identificassem com as marcas, independente do
local em que viviam. Apesar de muitas peças serem diferentes, pois só é
colocado em uma filial aquilo que a pesquisa detectou como interessante para as
clientes, a marca continua com sua personalidade, o que mantém o público fiel.
Segundo
Enrico Cietta, consultor consultor de moda e
sócio-diretor da Diomedea - empresa italiana de pesquisa e comunicação -, que
lança este mês o livro ‘A Revolução do
Fast Fashion: Estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias
hibridas’, o fast fashion não é apenas um negócio de copiadoras e nem um
modelo de produção para segmentos de baixo escalão, se trata de uma revolução.
O
mercado de fast fashion brasileiro está só aquecendo e, além das novidades das
lojas tupiniquins, a chegada da gigante inglesa TopShop fez com que as atenções
se voltassem ainda mais para esse setor. Embaladas pela novidade marcas como
C&A, Renner e Riachuelo adotaram uma técnica já conhecida das cadeias de
lojas internacionais, se associaram com estilistas famosos e criaram mini
coleções com nomes de peso.
As
equipes de criação trabalham a mil por hora, com cool hunters (caçadores de tendências) espalhados pelo mundo todo
se inspirando desde música, televisão, cinema até paisagens. Com toda essa
pesquisa não poderiam deixar de ter as mais completas coleções para agradar as
mais diferentes mulheres.
Box:
Topshop
A mais
recente no mercado tupiniquim, aproveitando o aquecimento da economia
brasileira, a gigante inglesa trouxe o estilo descolado e moderno para o
Brasil. Para incorporar os mais diferentes gostos, a marca possui várias coleções
com perfis diferentes, mas sem perder a personalidade Topshop, pois, segundo
eles, as clientes não podem ser definidas por sua
idade e sim pela atitude. Elas se preocupam com estilo, são independentes e,
apesar de adorarem moda, não são escravas dela.
Recebendo novidades do Hemisfério Norte semanalmente e com
treinamento direto do escritório central da marca em Londres, a Topshop
brasileira carrega o mesmo perfil da original, e assim como ela, continua
deixando muitas clientes felizes.
Infelizmente o preço dos produtos sofre algumas alterações devido
aos impostos e por isso não são tão baratos como nas lojas internacionais, mas
mesmo assim o custo benefício vale muito a pena.
Renner
A segunda maior loja de departamento brasileira, a Renner
revolucionou seu próprio formato e passou a dividir sua coleção pelos
diferentes estilos e lançou o conhecido slogan ‘Você tem um estilo, a Renner
tem todos’.
C&A
A ideia de democratização da moda implementada pela C&A deu
certo e hoje ela é uma das fast fashion nacionais que mais soube otimizar as
parcerias com estilistas famosos, peças feitas para a C&A Collection. A
nova classe média tem todas as atenções da marca e cada vez mais inovadora, a
C&A foi a primeira marca nacional a fazer parcerias também com marcas de
sapatos e acessórios, a Santa Lolla em 2012.
284
Lançada pelos irmãos Tranchesi e pela Helena Bordon, parte da terceira
geração da Daslu, a marca é uma das fast fashion mais jovens. Com um perfil
jovem e urbano, a equipe de criação da 284 viaja a cada 3 meses em busca de
novas tendências para seu público antenado. A marca que também vê vantagens em
parcerias fez recentemente uma mini- coleção para a C&A o que, segundo a
gerente de estilo Erika, ajudou a 284 a ganhar visibilidade pelo Brasil o que é
foi muito bom para a marca que está expandindo suas lojas e abrindo franquias.
Pop Up
Store
Com mercadorias novas a cada semana, as clientes da Pop Up Store,
loja da empresária Fabiana Justus, são mulheres de 2 a 45 anos. Com o
lançamento da linha infantil, inspirada na irmã da empresária, Rafaela Justus,
a marca expandiu seu público e foi muito bem recebida. Focada em valorizar o
corpo da mulher brasileira, que segundo Fabiana, é o que as clientes da loja querem,
as clientes da Pop Up são antenadas e modernas, com as curvas em dia gostam de
roupas elegantes e que mostrem o que tem de melhor.
Riachuelo
Com mais de 172 lojas no Brasil, a Riachuelo, do grupo Guararapes,
possui 3 núcleos de estilo: Fortaleza, São Paulo e Natal. A troca de
informações acontece para coordenar as coleções que vão para as lojas de todo o
país. A marca está fazendo algumas parcerias com blogueiras famosas e deu
início ao concurso Riachuelo Fashion Girl, no qual ela irá escolher uma garota
que representará a marca por 1 ano.
Zara
Uma das fast fashion internacionais mais antigas no Brasil, a Zara
trouxe o acesso às últimas tendências com grande qualidade e preço muito mais
justo. Com lojas em mais de 178 países,
a gigante fashion tem um forte nome mundial e é sinônimo de elegância e estilo.
Além da
coleção tradicional, a Zara possui a linha TRF voltada ao público mais jovem, a
linha infantil e a masculina.
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