Pages

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pauta Temática 1 - Priscila Kesselring - Mudança


1.       Quero propor a seguinte reportagem temática
Gostaria de descrever e questionar a forma como as crianças estão se apropriando das mídias digitais e quais as consequências que esse uso pode trazer.

2.       Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções
Bebês e crianças na primeira infância têm contato cada vez mais cedo com tablets e smartphones. Percebo que muitos pais permitem esse acesso, mas outros não, por acreditaram que o contato com instrumentos tecnológicos no início da vida pode prejudicar o aprendizado e desenvolvimento da criança. Muitos estudos estão sendo feitos sobre o assunto, mas especialistas ainda não chegaram a um consenso.

3.       O que eu tenho muita curiosidade de saber?
Gostaria de investigar qual é o posicionamento de especialistas que são contrários ou favoráveis ao uso de mídias digitais por crianças. Além disso, gostaria de questionar os pais e mães dessas crianças acerca da utilidade que eles veem no uso desses aparelhos. Existem estudos que comprovam que crianças que sabem interagir com tablets e smartphones adquirem maior rapidez no pensamento; em contrapartida, o convívio social pode ser prejudicado. Gostaria de ver na prática como está essa situação, sobretudo no Brasil

4.       Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria?
Quais são as consequências/benefícios do uso de mídias digitais logo no início da vida?

5.       Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a responde-la?

Pesquisas sobre o tema em revistas de educação e pediatria; especialistas em pedagogia, comunicação, psicologia; mães e pais de crianças; crianças; coordenadores de escolas.

6.       O que acho que há de especial neste proposta?

Acredito que muitos estudos acadêmicos estejam sendo realizados a respeito do tema atualmente, mas ainda há poucas reportagens especiais e aprofundadas que tratem do assunto sob o ponto de vista do cotidiano das famílias, escolas e especialistas, em conjunto. A reportagem pode contribuir para o maior entendimento dessa questão, que ainda é um dilema para pais e educadores.
  
Qual o foco?
O foco é descrever e analisar o modo como as tecnologias digitais estão sendo incorporadas no cotidiano infantil desde cedo

Qual o tema?
Comportamento infantil

Qual o viés?
As mudanças no comportamento e aprendizagem infantis, decorrentes do uso de mídias digitais

Quais as fontes?
Reportagens
Estudos acadêmicos
Pais e mães
Crianças
Especialistas (psicólogos, pedagogos, comunicadores)

Quem são os potenciais personagens?
Crianças
Pais e mães
Educadores

O que devo pesquisar?
Reportagens e estudos acadêmicos que apontem relações entre a aprendizagem e o uso de novas tecnologias por crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário